BLOG
June 30, 2021

Tantas cores, tantos mundos, tantos talentos e tantas oportunidades

Temos falado amplamente sobre diversidade dentro e fora da organização, seja no mês das mulheres ou agora, no mês do orgulho LGBT, com uma construção intensa de celebração, conscientização e ação.


A Afferolab fomenta o debate e a comunicação sobre diversidade, pois ele torna possível promover espaços positivos e frutíferos às organizações. Agora vamos te contar por que acreditamos que uma empresa que aposta em diversidade e inclusão é aquela que chegará ao futuro.


Um estudo da McKinsey, publicado em 2021 pela Folha de S. Paulo , afirma que empresas com equipes mais diversas têm 55% melhor desempenho que aquelas que não apostam na diversidade. Além disso, empresas com colaboradores com diferentes orientações sexuais performam 53% a mais. E se a multiplicidade de sexualidade se refletir em cargos de liderança, o melhor desempenho das organizações em relação à concorrência sobe para 54,8%. Não é lindo?

E olha só: nas instituições preocupadas com a diversidade, os colaboradores se sentem pertencentes a elas e têm prazer em 'vestir a camisa' da corporação. Nessas empresas, 76% dos colaboradores admitem ter espaço para expor novas ideias e inovar no trabalho .


Quem é respeitado e acolhido em suas diferenças tende a ser mais feliz no trabalho, o que reflete diretamente em sua produtividade.

Mas, e o mercado? O que ele vem nos mostrando a respeito disso?


  • Que empresas com quadros e mentalidades focadas na diversidade vêm atravessando a crise do coronavírus com mais eficiência.
  • Que quando a pessoa é obrigada a gastar energia para esconder quem realmente é, ela perde produtividade.
  • Que as organizações que atuam com foco na diversidade tendem a ter ambientes mais harmônicos e uma maior retenção de talentos . Se inseridos em ambientes que prezam pela cultura da diversidade, 63% dos funcionários afirmam que estão felizes no trabalho.
  • Que as corporações que adotam regras que protegem profissionais lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT) têm melhor rendimento do ponto de vista da inovação.


Brasil, 2021: qual é a realidade que vivemos hoje?


Segundo o Superior Tribunal de Justiça, a comunidade LGBTQIA+ brasileira é formada por 18 milhões de brasileiros , mas sua presença no mercado de trabalho ainda não corresponde a esse contingente de pessoas – dado confirmado pelo IBGE, que aponta que a taxa de desocupação entre a população LGBTQIA+ é de 21,6% – número bem acima da média nacional, de 14,7%.


De acordo com estudo publicado pelo Center for Talent Innovation, 61% dos profissionais LGBTQIA+ não se sentem confortáveis para assumir sua sexualidade no meio corporativo. Ao mesmo tempo, 41% deles afirmam ter sofrido algum tipo de discriminação na empresa em que atuam.


Ou seja, como já falamos aqui, o debate está longe de acabar, pois o mercado de trabalho ainda é fonte de preconceito, mesmo com tantos indicadores mostrando que o caminho deve ser o contrário. Agora é o momento de as organizações atuarem com foco nessa discussão e a responsabilidade deve ser coletiva, sempre focada no impacto social real.


Vamos ampliar essa discussão em sua organização e fazer com que ela inove mais e esteja preparada para o futuro? A Afferolab pode te ajudar de algumas formas:


  • Playlists temáticas sobre Diversidade e Inclusão, Diversidade Étnico-racial e População LGBTQIA+ no Afferolab.Flow ;
  • Cursos online e webinars dentro da solução Nextpedia , incluindo temas ligados à diversidade e inclusão nas organizações;
  • Consultoria estratégica com mapeamento de cenário atual, desenho do modelo desejado e construção de um roadmap para implementação de ações, projetos e até mesmo de uma área ou ecossistema de diversidade, tudo elaborado por especialistas – de uma equipe super diversa – no tema.


Mais do que uma consultoria de treinamentos, atuamos como um ecossistema de aprendizagem, promovendo experiências de alto impacto, significativas, memoráveis e feitas para melhorar a vida de gente como a gente.

Fale com o nosso time

Nossas redes

MAKING OF.FICE

Escolha seu player favorito, e escute o episódio mais recente do nosso podcast!

Pocket Learning | Linguagem não sexista

Leia mais →

Confira o novo pocket learning da Afferolab e entenda um pouco mais sobre a importância de utilizarmos, cada vez mais, uma linguagem inclusiva e não sexista!

Pocket Learning | Segurança Psicológica

Leia mais →

Para que haja inovação, aprendizado, autodesenvolvimento e inteligência coletiva dentro das organizações, é preciso promover ambientes corporativos psicologicamente seguros. Entenda mais sobre o conceito de Segurança Psicológica neste Pocket Learning.

Veja mais
Logística Educacional: fazer mais, mais rápido e com menor custo
Ler mais →
A Era da Informação e a Era da Inteligência Artificial

O que podemos esperar de mudança em nossas organizações com a ampla adesão por recursos de Inteligência Artificial? O acesso à informação de qualidade, sempre foi um fator de diferenciação e de vantagem competitiva entre grupos, organizações e até governos. A diferença entre uma entidade que detém informações e outra que não detém acaba provocando um gap importante em relação às capacidades e oportunidades de análise e tomada de decisão.

Ler mais →
Um olhar mais apurado sobre o conceito de estratégia adaptativa

Valquíria Cabral, nossa head de Consultoria, fez uma entrevista com Luís Sousa, facilitador e parceiro da Afferolab e especialista em Estratégia, sobre o conceito “Estratégia Adaptativa” e sua relevância para o presente e futuro das organizações.

Ler mais →
© 2022 Afferolab | CNPJ: 11.472.921/0002-54

Nossas redes

Making Of.fice | Podcast

Fale com a gente!

E-mail: institucional@afferolab.com.br
Telefone: 55 11 3372-6100
WhatsApp: 55 21 97920-0321

Nosso Escritório:

São Paulo

Alameda Santos, 1827, 12º andar
Jardim Paulista, São Paulo – SP
CEP 01419-100