
Se antes empreender era quase sinônimo de ir para a capital, esse jogo mudou. Hoje, investir em franquias — especialmente microfranquias — no interior do Brasil deixou de ser plano B para ser uma estratégia de futuro.
Dados recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que 48% das franquias já estão em cidades com menos de 500 mil habitantes e com crescimento superior a 12% nos últimos anos.
Os dados refletem um movimento bem maior: pessoas buscando qualidade de vida, custo de vida mais baixo, novas oportunidades de renda e mercados ainda pouco explorados. E é aí que mora a oportunidade.
A seguir, veja cinco motivos que mostram porque vale considerar investir em uma microfranquia no interior.
Segundo a ABF, cidades entre 100 e 500 mil habitantes estão no centro de expansão das redes franqueadas. O motivo é simples: custos operacionais mais baixos (aluguel, mão de obra, operação), menos concorrência direta e público consumidor exigente e conectado.
Nas capitais o jogo é pesado, saturado e caro, mas, no interior o consumidor valoriza marcas conhecidas, serviços de qualidade e experiências profissionais. Fora das metrópoles muitas cidades têm uma demanda reprimida por marcas estruturadas e validadas e serviços com boa reputação, dando ao franqueado a vantagem da credibilidade e confiança desde o começo da operação.
Um dos pontos mais atrativos para quem busca um empreendimento acessível são as microfranquias. As oportunidades com investimento inicial de até R$ 135 mil estão crescendo acima da média no franchising brasileiro.
Segundo o Ranking das 20 Maiores Microfranquias por Operações 2024 (ABF) esse modelo de negócio cresceu 17% em 2024, enquanto o sistema de franquias como um todo cresceu 13,5%.
Além disso:
Conheça quais são as Melhores franquias para investir em 2026.
Em cidades menores o “boca a boca” é um dos ativos poderosos do negócio. Atendimento bom vira reputação. Reputação vira recorrência. Recorrência vira faturamento previsível. A construção de relacionamento com o cliente é mais próxima, mais humana e mais duradoura, o que gera estabilidade e crescimento consistente.
Estudos apontam que o índice de mortalidade de franquias no Brasil é inferior a 10% ao ano, enquanto negócios independentes ultrapassam 20%. Setores como educação, estética e beleza, alimentação (delivery) e serviços especializados estão em alta no interior, impulsionados pela profissionalização do consumo fora das capitais.
Mesmo com dados, estudos e suporte da franqueadora, quem opera o negócio é o franqueado. Entender hábitos, cultura, comportamento do consumidor e estabelecer parcerias locais faz toda a diferença. Há, inclusive, redes que recomendam que o franqueado tenha vínculo real com a cidade ou um sócio-operador local, porque presença territorial importa.
Ter um negócio próprio pode ser a solução para gerar renda e se estabelecer no mercado de trabalho. E empreender no interior com uma franquia acessível não só é mais barato como é mais estratégico.
Você também pode descobrir as vantagens e desvantagens de ter uma franquia acessível home-based na nossa série Conversas para Hackear. No episódio 1, Fabiana Estrela, Chief Franchising Officer Afferolab recebe Sylvia Barros, master franqueadora da rede The Kids Club, que conta sobre o começo em casa e como chegou a mais de 70 operações pelo Brasil. O bate-papo é delicioso, cheio de insights e todo mês tem um novo convidado revelando os bastidores da sua jornada de sucesso.
A vontade de democratizar a aprendizagem corporativa de impacto para todas as regiões do Brasil levou a marca a criar uma área dedicada a esse propósito. O formato da franquia Afferolab é home-based, B2B, de baixo investimento e escalável. Se você tiver interesse em saber mais agende uma conversa com a Fabiana: fabiana.estrela@houseofbrains.com.br.
Mais do que uma consultoria de treinamentos, atuamos como um ecossistema de aprendizagem, promovendo experiências de alto impacto, significativas, memoráveis e feitas para melhorar a vida de gente como a gente.
Fale com o nosso time
Pocket Learning | Linguagem não sexista
Confira o novo pocket learning da Afferolab e entenda um pouco mais sobre a importância de utilizarmos, cada vez mais, uma linguagem inclusiva e não sexista!

Pocket Learning | Segurança Psicológica
Para que haja inovação, aprendizado, autodesenvolvimento e inteligência coletiva dentro das organizações, é preciso promover ambientes corporativos psicologicamente seguros. Entenda mais sobre o conceito de Segurança Psicológica neste Pocket Learning.

Empreender fora das capitais deixou de ser alternativa e virou estratégia: custos menores, menos concorrência e mercados em expansão fazem das microfranquias no interior uma oportunidade concreta de crescimento.

Por que as soft skills deixam de ser uma lista abstrata e passam a operar como um sistema estratégico de competências humanas para sustentar performance, inovação e adaptabilidade no trabalho contemporâneo.

Como usar gamificação em plataformas de aprendizagem (LMS e LXP) de forma estratégica para sustentar o engajamento, respeitar diferentes perfis de aprendizagem e transformar desenvolvimento em resultado real.

Fale com a gente!
Nosso Escritório:
Alameda Santos, 1827, 12º andar
Jardim Paulista, São Paulo – SP
CEP 01419-100