Neste conteúdo você vai ler
______
Os estilos de liderança representam diferentes abordagens que um líder pode adotar para influenciar, engajar e desenvolver sua equipe.
Eles refletem a forma como líderes tomam decisões, se comunicam, delegam responsabilidades e gerenciam desafios, impactando diretamente a cultura organizacional, a produtividade e a retenção de talentos.
Para profissionais de T&D e RH, entender os estilos de liderança é essencial para estruturar programas de desenvolvimento que fortaleçam competências alinhadas à estratégia do negócio.
O estilo de um líder não é fixo, ele pode (e deve) evoluir conforme o contexto, as necessidades da equipe e os desafios organizacionais.
T&D e RH precisam conhecer os estilos para direcionar o treinamento, mas quem define o estilo de acordo com o momento e o time é o líder, e isso impulsiona performance.
Investir no desenvolvimento de líderes com flexibilidade para transitar entre diferentes estilos pode ser um diferencial competitivo às organizações, garantindo inovação, engajamento nas equipes, retenção de talentos, resultados e alinhamento estratégico.
O Líder diretivo assume a responsabilidade por dar caminhos claros e objetivos das tarefas e processos.
Seu papel é garantir que as atividades sejam executadas de maneira eficiente, minimizando dúvidas e incertezas.
O estilo é eficaz em situações em que a equipe tem pouca experiência; se mostra pouco comprometida para agir com autonomia; ou em momentos críticos que exigem decisões rápidas.
Principais Características
Quando utilizar
Como RH e T&D podem potencializar esse estilo
Cuidados e equilíbrio
O estilo diretivo pode gerar dependência excessiva dos liderados se não for combinado com estímulos ao desenvolvimento da equipe. O desafio aqui está em equilibrar a orientação com oportunidades de crescimento, incentivando, gradativamente, a autonomia dos colaboradores.
O Líder Coach atua como um facilitador do crescimento da equipe. Seu foco é desenvolver competências e motivar os colaboradores.
Esse estilo incentiva o time a encontrar suas próprias soluções aos desafios propostos. Ele oferece suporte, promove o aprendizado e fortalece o protagonismo dos liderados.
Principais Características
Quando utilizar
Como RH e T&D podem potencializar esse estilo
Cuidados e Equilíbrio
Esse estilo demanda tempo e paciência. O desafio do Líder Coach é equilibrar apoio e cobrança, garantindo que o desenvolvimento da equipe esteja sempre conectado aos objetivos do negócio.
O Líder Participativo valoriza o envolvimento da equipe no processo decisório. Ele acredita que a colaboração gera melhores resultados e aumenta o engajamento dos colaboradores.
Seu papel é criar um ambiente de confiança, onde as opiniões são levadas em consideração e a inovação é incentivada.
Principais Características
Quando utilizar
Como RH e T&D podem potencializar esse estilo
Cuidados e Equilíbrio
Esse estilo pode gerar lentidão na tomada de decisões se não houver equilíbrio entre participação e pragmatismo. O líder deve garantir que a busca por consenso não comprometa a agilidade necessária para a execução das estratégias.
O Líder Delegativo confia na autonomia da equipe e permite que os colaboradores tomem decisões e executem suas tarefas com liberdade.
O estilo estabelece expectativas claras, mas dá espaço para cada profissional gerenciar seu trabalho, intervindo apenas quando necessário.
Principais Características
Quando utilizar
Como RH e T&D podem potencializar esse estilo
Cuidados e Equilíbrio
O líder deve garantir que a autonomia concedida esteja acompanhada de clareza sobre objetivos e responsabilidades, além de oferecer apoio sempre que necessário.
Identificar os estilos de liderança dentro de uma organização é essencial para desenvolver estratégias eficazes de gestão de pessoas e aprimoramento do modo de liderar.
Para fazer essa identificação, RH e T&D podem adotar diferentes métodos para mapear os estilos predominantes, promover ações e maximizar o potencial das lideranças.
Ferramentas de assessment são uma das formas mais eficazes para identificar estilos de liderança. Elas oferecem um diagnóstico estruturado sobre como os líderes atuam e são percebidos por suas equipes.
Exemplo de aplicação:
A visão dos liderados, pares e superiores sobre a atuação de um gestor é fundamental para entender qual estilo ele aplica na prática.
Como funciona
Como aplicar
A observação direta da interação dos líderes com suas equipes pode revelar muito sobre seu estilo predominante.
Indicadores comportamentais para cada estilo
Como aplicar
Dados de desempenho, engajamento e turnover da equipe liderada podem trazer informações sobre o estilo de liderança aplicado.
Indicadores que ajudam na análise:
Como aplicar
Ao longo da jornada de desenvolvimento, diferentes estilos podem emergir ou evoluir. Por isso, o acompanhamento contínuo dos líderes é fundamental.
Como aplicar
Em seu livro, A Liderança Essencial, Daniel Motta defende que não existe um estilo de liderança melhor que os outros. O CEO da HOB afirma que cinco aspectos devem ser avaliados.
O primeiro se refere à essência individual de cada líder, que, com base nas suas experiências, desenvolve e aprimora seu estilo pessoal.
O segundo se relaciona aos desafios da organização e, em função disso, diferentes estilos de liderança podem performar melhor em determinadas situações.
O terceiro se dá a partir do contexto situacional, em que a liderança precisa se moldar diante de diferentes níveis de maturidade da equipe e de complexidade das atividades.
O quarto aspecto está na dinamicidade da empresa, que demanda diferentes capacidades para desafios específicos e momentos distintos.
“É fácil perceber que o líder ideal em determinada situação ou momento da empresa não será a melhor escolha para outra situação ou momento”. Renata Vitalino, consultora associada da Afferolab.
O quinto ponto acontece na escolha estratégica da organização, que irá influenciar nas características essenciais da liderança.
O desenvolvimento dos estilos de liderança é essencial para garantir que os líderes estejam preparados para lidar com diferentes desafios organizacionais e motivar a equipe a alcançar os melhores resultados.
Um líder que conhece e adapta seu estilo de liderança conforme o contexto consegue aumentar o engajamento, a produtividade e a inovação, além de fortalecer a cultura organizacional e impulsionar os resultados do negócio.
O primeiro passo para aprimorar a capacidade de adaptação de um líder é entender seu estilo predominante e como ele é percebido pela equipe.
Ferramentas como assessments, feedbacks estruturados e autoavaliações são essenciais para esse processo.
Exemplo prático: o Assessment de Liderança Personalizada Afferolab identifica como um líder se percebe e como é percebido por seus pares e liderados, ajudando a criar planos de desenvolvimento específicos.
Líderes precisam de capacitação contínua para expandir suas habilidades. Treinamentos sobre liderança em cenários distintos, técnicas de coaching, influência e comunicação ajudam a desenvolver maior flexibilidade e segurança na aplicação dos diferentes estilos.
Exemplo prático: o Ciclo Estilos de Liderança Afferolab trabalha o desenvolvimento dos quatro estilos – Diretivo, Coach, Participativo e Delegativo – por meio de metodologias e simulações práticas.
A melhor forma de um líder desenvolver novos estilos é sendo desafiado a atuar em diferentes contextos. Projetos interdepartamentais, missões temporárias e mentoring entre líderes ajudam a expandir a visão de liderança.
Exemplo prático: um gestor de equipes experientes pode assumir temporariamente um time de novos colaboradores, desenvolvendo sua habilidade no estilo diretivo.
Incentivar a troca de conhecimento entre líderes promove ambientes de crescimento coletivo.
Sessões de mentoria, coaching executivo e grupos de estudo sobre liderança são ferramentas importantes para aprimorar estilos de liderança.
Exemplo prático: criar um programa de Líderes Mentores, em que gestores mais experientes compartilham suas estratégias sobre quando e como utilizar cada estilo de liderança.
Para garantir liderança eficaz em diferentes cenários
Cada equipe e situação exige um tipo específico de liderança. Em momentos de crise, um líder diretivo pode ser necessário para tomar decisões rápidas. Já em um ambiente de inovação, um líder participativo pode ser mais eficaz para incentivar novas ideias. Desenvolver estilos de liderança permite mais flexibilidade e responsividade às demandas do negócio.
Para aumentar o engajamento e a performance da equipe
A adoção adequada de estilo de liderança tem relação direta com o engajamento e a motivação dos colaboradores. Por exemplo, líderes que sabem quando aplicar um estilo coach para desenvolver talentos ou um estilo delegativo para incentivar a autonomia criam ambientes mais calibrados à alta performance.
Para fortalecer a cultura organizacional
A liderança tem um papel central na construção da cultura da empresa. Um líder que aplica diferentes estilos de liderança conforme os valores e objetivos estratégicos da organização fortalece a identidade da empresa e alinha as equipes ao propósito do negócio.
Para desenvolver a próxima geração de líderes
Líderes que variam seus estilos conforme a necessidade favorecem a formação de novos gestores. Um líder coach, por exemplo, desenvolve habilidades em seus liderados para que eles possam assumir posições estratégicas no futuro.
Conclusão
Desenvolver estilos de liderança é um processo dinâmico e essencial para que as organizações enfrentem desafios estratégicos com agilidade e inovação.
Contar com líderes que compreendam e transitem entre diferentes abordagens maximiza o potencial dos times, impulsiona engajamento, desempenho e o alinhamento à cultura organizacional.
Mais do que uma consultoria de treinamentos, atuamos como um ecossistema de aprendizagem, promovendo experiências de alto impacto, significativas, memoráveis e feitas para melhorar a vida de gente como a gente.
Fale com o nosso timePocket Learning | Linguagem não sexista
Confira o novo pocket learning da Afferolab e entenda um pouco mais sobre a importância de utilizarmos, cada vez mais, uma linguagem inclusiva e não sexista!
Pocket Learning | Segurança Psicológica
Para que haja inovação, aprendizado, autodesenvolvimento e inteligência coletiva dentro das organizações, é preciso promover ambientes corporativos psicologicamente seguros. Entenda mais sobre o conceito de Segurança Psicológica neste Pocket Learning.
Estilos de lideranças são diferentes abordagens para uma liderança eficaz e flexível. Conhecer cada estilo e saber o momento de usar cada um são essenciais
Aprendizagem contínua e treinamento são estratégias essenciais para o desenvolvimento de pessoas, cada uma com sua importância, abordagens e impactos distintos.
Os Ciclos de Liderança da Afferolab são um programa modular e integrado para capacitar líderes em todos níveis organizacionais a se tornarem mobilizadores de cultura e facilitadores de resultados.
Fale com a gente!
Nosso Escritório:
Alameda Santos, 1827, 12º andar
Jardim Paulista, São Paulo – SP
CEP 01419-100