No início de 2025, uma pesquisa da Afferolab revelou que 48% dos profissionais de T&D têm o desenvolvimento de lideranças como prioridade.
O dado reflete um movimento estratégico de empresas ao reconhecer o impacto direto de uma liderança bem-preparada na performance organizacional.
Este entendimento vai ao encontro do papel central de um líder: engajar times e direcionar esforços para alcançar resultados sustentáveis.
Quando alinhadas ao propósito da empresa e genuinamente conectadas às pessoas, as lideranças formam equipes mais coesas, resilientes e preparadas para enfrentar desafios diários sem perder de vista os crescimentos individual e coletivo.
Neste conteúdo, você encontrará desde conceitos fundamentais sobre liderança até estratégias práticas para estruturar programas de T&D eficazes para o desenvolvimento de líderes.
________
Menu Navegação
________
O dicionário Michaelis define liderança como:
função de líder; que revela autoridade e pessoa com espírito de ascendência.
No entanto, essa definição não traduz a complexidade e a responsabilidade que a liderança exige. Segundo Daniel Motta, CEO da HOB, em seu livro A Liderança Essencial, líder é ser:
“[...] protagonista da transformação organizacional a partir da sua busca contínua da excelência pessoal e do domínio de sua própria essência individual.”
A partir disso, entende-se que liderar vai além da ideia de autoridade formal. Trata-se de influenciar, inspirar e desenvolver pessoas, construindo um ambiente de fomento à colaboração, inovação e crescimento sustentável.
Para Motta, as lideranças são responsáveis pela otimização dos cinco pilares de sustentação organizacional:
E, claro, um líder eficaz precisa estar preparado para desempenhar múltiplos papéis dentro da organização, como:
Desenvolver líderes — ou qualquer profissional — é um processo, formal ou não, com foco em identificar, aprimorar e fortalecer competências essenciais para a liderança eficaz.
Essas competências transcendem habilidades técnicas. Lideranças bem preparadas são capazes conduzir equipes de alta performance, disseminar a cultura organizacional e impulsionar os resultados do negócio.
O desenvolvimento de lideranças envolve uma combinação soft skills, como autoconhecimento, inteligência emocional, pensamento crítico estratégico e habilidades interpessoais, e hard skills para preparar líderes para enfrentar desafios complexos e atuar de forma adaptativa e inovadora.
Entre as possíveis abordagens ao desenvolvimento de lideranças estão:
Capacidade de resolver problemas complexos; capacidade de liderar e influenciar; crescimento estratégico; vantagem competitiva; sustentabilidade; engajamento de times; inovação e cultura organizacional forte e aplicada.
Esses são alguns dos ganhos em investir no desenvolvimento de lideranças. Empresas que priorizam essa jornada aprimoram a gestão interna, potencializam o capital humano e criam um diferencial competitivo duradouro.
Ao investir em programas estruturados de desenvolvimento de líderes, as organizações garantem equipes preparadas para enfrentar desafios, tomar decisões estratégicas e impulsionar a inovação.
Voltando aos 5 pilares das organizações, líderes em constante evolução promovem a resiliência e a coesão, sendo vetores de desempenho dos times; fortalecem a cultura organizacional e asseguram a adaptação contínua da empresa às transformações do mercado.
RH (Recursos Humanos) e T&D (Treinamento e Desenvolvimento) têm papéis essenciais e estratégicos na formação, evolução e na garantia de manter líderes sempre preparados para impulsionar resultados, capacitar pessoas e sustentar a cultura organizacional.
O primeiro passo para um programa eficaz de desenvolvimento de lideranças é compreender quais competências precisam ser aprimoradas. Cabe ao RH/T&D entender quais são essas necessidades, a profundidade delas e como elas devem ser aplicadas.
Algumas formas de identificar necessidades são:
A partir das informações do levantamento, o próximo passo é mapear quais são as necessidades urgentes e quais programas serão desenvolvidos para atender a essas demandas e como serão aplicados.
A aplicação dos programas de desenvolvimento irá depender dos dados coletados no levantamento e das necessidades da empresa. Os programas podem ser:
O RH e T&D têm um papel fundamental no alinhamento das lideranças à cultura, propósito e valores da empresa. Líderes são os principais agentes dessa disseminação. Logo, os programas de desenvolvimento de lideranças devem estar conectados à cultura e aos objetivos da empresa.
Oferecer ferramentas e metodologias para o aprendizado contínuo
O desenvolvimento de lideranças não deve ser um evento pontual. Ele é um processo contínuo. O T&D pode utilizar, por exemplo, plataformas de aprendizagem (LMS+LXP), oferecer conteúdos personalizados, criar programas de feedback estruturado e incentivar práticas de aprendizado entre pares (peer learning), para estimular a cultura de aprendizagem contínua.
De acordo com pesquisa recente da Afferolab, comprovar o valor das ações de T&D é uma dor comum entre profissionais de RH e T&D. Logo, para garantir que os programas de liderança estejam trazendo resultados é essencial monitorar indicadores como:
Lideranças eficazes são agentes de transformação que inspiram, desenvolvem pessoas e fortalecem a cultura organizacional. E desempenhar esse papel requer traços e competências essenciais.
Líderes eficazes compreendem e gerenciam suas próprias emoções, além de reconhecerem e influenciarem as emoções dos outros. Isso fortalece a capacidade de lidar com conflitos, tomar decisões sob pressão e construir relações de confiança.
Uma liderança forte gerencia o presente enquanto antecipa desafios e oportunidades. Ter visão estratégica significa alinhar propósito da equipe e objetivos da empresa, garantindo crescimento sustentável e inovação.
A clareza na comunicação é fundamental para que líderes transmitam expectativas, objetivos e feedbacks de forma eficaz. Uma comunicação aberta e transparente fortalece o engajamento e a coesão dos times.
Bons líderes direcionam equipes e as inspiram. A habilidade de criar um ambiente motivador, reconhecer talentos e promover um propósito claro faz com que colaboradores se sintam parte de algo maior.
Líderes eficazes sabem lidar com a incerteza, se ajustam rapidamente a novas realidades e mantêm a equipe focada mesmo em momentos de crise.
Lideranças eficazes analisam informações, avaliam riscos e tomam decisões com agilidade e segurança. Além disso, são capazes de reconhecer erros e ajustar estratégias quando necessário.
Um líder eficaz entende que seu principal papel é desenvolver pessoas. Isso inclui identificar talentos, oferecer oportunidades de crescimento, incentivar o aprendizado contínuo e promover um ambiente de colaboração.
As lideranças devem se focar na troca constante, criar uma cultura de feedback genuíno e aprendizado contínuo para fortalecer o crescimento pessoal e das equipes.
Lideranças são guardiãs da cultura organizacional. Elas compreendem os valores e propósito da empresa e atuam para garantir que sejam vivenciados no dia a dia.
Líderes eficazes mantêm o foco em alcançar resultados estratégicos. Isso exige equilíbrio entre orientação para desempenho e incentivo à criatividade e inovação dentro dos times.
Identificar e desenvolver talentos com potencial para a liderança é um dos desafios estratégicos mais importantes do RH e do T&D.
Ter um pipeline sólido de lideranças garante à empresa os talentos preparados para assumir posições-chave no futuro.
E para garantir uma sucessão orgânica, o desenvolvimento começa com a identificação certeira dos perfis mais promissores e a criação de trilhas de aprendizado que transformem esse potencial em excelência.
Como vimos acima, há uma série de características para definir um bom líder. Para identificar e cultivar os líderes do futuro, você pode:
Criar um programa eficaz de desenvolvimento de lideranças exige planejamento, alinhamento com os objetivos organizacionais e metodologias que realmente impactem a formação de líderes preparados para os desafios do presente e do futuro.
Construir um programa robusto de desenvolvimento de lideranças passa por:
Antes de estruturar qualquer programa, é essencial entender quais desafios a empresa enfrenta e qual papel as lideranças terão nesse contexto. Algumas perguntas ajudam a guiar a construção do programa e garantem que ele tenha um impacto real na organização:
Nem todos os líderes têm as mesmas necessidades de desenvolvimento. Por isso, um programa eficaz precisa considerar diferentes níveis de liderança:
Criar trilhas personalizadas para cada um desses perfis irá aumentar a efetividade do programa.
Programas de desenvolvimento de lideranças devem combinar diferentes formatos de aprendizagem, como:
Além de competências técnicas e estratégicas, o desenvolvimento de lideranças precisa focar em soft skills essenciais, como:
A evolução de um líder não pode depender apenas da percepção individual. Ter um processo estruturado de feedback 360°, onde pares, liderados e gestores avaliam competências e comportamentos, fortalece o aprendizado. Além disso, acompanhar indicadores de impacto do programa permite ajustes e melhorias constantes.
Um programa eficaz de desenvolvimento de lideranças deve ser consolidado na cultura da empresa, promovendo:
Ter estratégias bem estruturadas e programas de desenvolvimento de lideranças pensados a longo prazo irão preparar líderes engajados com os objetivos da organização, mobilizadores, embaixadores da cultura e focados em atingir os resultados, mesmo em cenário de dificuldade.
Como escreve Daniel Motta, CEO da HOB, em seu livro A Liderança Essencial:
“a excelência pessoal caracteriza uma das dimensões do líder essencial.” E para chegar a isso: “Não há atalhos. A busca pela essência individual é uma jornada de aprendizagem contínua.”
O desenvolvimento de lideranças é um processo estruturado para identificar, aprimorar e fortalecer competências essenciais para que profissionais assumam papéis de liderança e conduzam equipes com eficácia.
Investir no desenvolvimento de lideranças fortalece a cultura organizacional, melhora a gestão interna, aumenta o engajamento dos times, impulsiona a inovação e garante a sustentabilidade do negócio a longo prazo.
A identificação de potenciais líderes pode ser feita por meio de assessments, avaliações de desempenho, feedbacks 360°, análise de perfis comportamentais e observação da capacidade de influência e resolução de problemas dos colaboradores.
Líderes eficazes devem possuir habilidades como inteligência emocional, comunicação assertiva, pensamento estratégico, capacidade de tomada de decisão, resiliência, inovação e gestão de pessoas.
O RH e o T&D são responsáveis por estruturar programas de liderança, mapear competências, oferecer trilhas de aprendizagem e garantir que o desenvolvimento de líderes esteja alinhado à estratégia da empresa.
Um programa eficaz deve incluir:
Ciclos de liderança, jornadas de aprendizado, mentoring, coaching, feedback contínuo e aprendizado experiencial são altamente eficazes para a formação de líderes.
O tempo de desenvolvimento varia conforme a experiência do profissional e a abordagem utilizada. O desenvolvimento de lideranças é um processo contínuo, que pode ser acelerado com programas estruturados e oportunidades práticas.
A mensuração pode ser feita com indicadores como nível de engajamento dos participantes, impacto na performance da equipe, retenção de talentos, satisfação dos colaboradores e resultados do negócio.
Embora algumas pessoas possuam habilidades naturais para liderança, qualquer profissional pode desenvolver competências de liderança por meio de treinamento, experiência prática e aprimoramento contínuo.
Mais do que uma consultoria de treinamentos, atuamos como um ecossistema de aprendizagem, promovendo experiências de alto impacto, significativas, memoráveis e feitas para melhorar a vida de gente como a gente.
Fale com o nosso timePocket Learning | Linguagem não sexista
Confira o novo pocket learning da Afferolab e entenda um pouco mais sobre a importância de utilizarmos, cada vez mais, uma linguagem inclusiva e não sexista!
Pocket Learning | Segurança Psicológica
Para que haja inovação, aprendizado, autodesenvolvimento e inteligência coletiva dentro das organizações, é preciso promover ambientes corporativos psicologicamente seguros. Entenda mais sobre o conceito de Segurança Psicológica neste Pocket Learning.
Estilos de lideranças são diferentes abordagens para uma liderança eficaz e flexível. Conhecer cada estilo e saber o momento de usar cada um são essenciais
Aprendizagem contínua e treinamento são estratégias essenciais para o desenvolvimento de pessoas, cada uma com sua importância, abordagens e impactos distintos.
Os Ciclos de Liderança da Afferolab são um programa modular e integrado para capacitar líderes em todos níveis organizacionais a se tornarem mobilizadores de cultura e facilitadores de resultados.
Fale com a gente!
Nosso Escritório:
Alameda Santos, 1827, 12º andar
Jardim Paulista, São Paulo – SP
CEP 01419-100