Ao assumir um cargo de líder, muitos profissionais precisam desenvolver algumas habilidades. Principalmente, quando é a primeira experiência do profissional nessa posição. As empresas têm papel fundamental na formação de bons líderes por isso é comum investirem em treinamento de liderança.
Se a sua empresa ainda não tem um treinamento de liderança, mas deseja estruturar, este artigo é para você. Aqui, você terá informações que vão ajudar a começar a construção de um programa de treinamento para líderes. Continue lendo e confira!
O treinamento de liderança tem como objetivo desenvolver os profissionais que estão assumindo essa posição, além de ajudá-los a aprimorar habilidades e estimular a troca de conhecimento.
Por meio de um treinamento, a empresa também aumenta as chances de ter uma gestão mais bem sucedida, pois acompanhará de perto o desenvolvimento de seus líderes.
No treinamento, os líderes terão acesso a conteúdos específicos que vão amparar a nova atuação, mas além disso terão a oportunidade de trocar com outros profissionais que já estão na posição de líderes.
Esse momento também será importante para que os novos líderes conversem entre si e troquem experiências. O grupo de treinamento também funcionará como um ambiente de suporte para que os novos líderes se sintam amparados.
Que o treinamento de liderança oferece benefícios para os novos líderes não há o que questionar. No entanto, ainda existe uma certa resistência do lado das empresas em oferecer um programa de capacitação, pois exige investimento financeiro e tempo para que os profissionais finalizem todo o processo.
Um pensamento equivocado, mas bastante comum, é que os líderes precisam assumir seus cargos o quanto antes para evitar impactos para as entregas e resultados da empresa.
Porém, empresas que investem em programas de liderança e permitem que seus novos líderes realizem os treinamentos antes de assumirem suas posições também se beneficiam. Veja a seguir alguns desses benefícios.
Uma das habilidades de um bom líder é conseguir lidar com os desafios com tranquilidade e sabedoria. Afinal, todos os dias novos desafios aparecerão na vida de uma pessoa que está à frente de uma equipe, ter discernimento para lidar com cada um deles é fundamental.
Empresas que investem em treinamentos para líderes conseguem acompanhar de perto esse desenvolvimento, treinar de forma personalizada os líderes a lidarem com os desafios específicos da organização.
Um programa de capacitação para líderes vai oferecer as ferramentas e os conhecimentos que os profissionais precisam para atuarem em cenários complexos e competitivos.
Todo profissional que lidera um time precisa se comunicar bem, ter inteligência emocional, saber lidar com conflitos e a resolvê-los, ter habilidades de gestão de pessoas e saber o momento certo para tomar decisões.
Ao oferecer um treinamento para líderes, a empresa pode ajudá-los a desenvolver cada uma dessas habilidades e garantir que os profissionais evoluíram conforme o esperado.
Um dos maiores riscos de não oferecer um treinamento para os novos líderes da empresa é perder a unidade no modelo de gestão. Quando os líderes não recebem nenhum tipo de formação, cada um atuará de uma forma e buscará modelos que podem entrar em conflito com a cultura da empresa.
Ao oferecer um programa de treinamentos, a empresa garanta que a formação estará coerente com a sua cultura seus valores. No longo prazo, isso impactará os colaboradores positivamente.
Por meio de uma pesquisa interna e anônima com os colaboradores, é possível identificar quais são as falhas presentes nas lideranças atuais. Essa informação vai ajudar a área de treinamentos e entender o que é necessário evoluir nos líderes e como desenvolver os novos líderes para mitigar problemas no futuro.
Além das falhas identificas em pesquisas, é necessário mapear habilidade que a empresa deseja ou precisa que seus líderes tenham. A partir desse mapeamento, será possível construir o treinamento com as habilidades que precisam ser desenvolvidas.
Treinamentos mais técnicos devem ser ministrados por profissionais especializados. Antes de montar os treinamentos, busque por profissionais que são referência em suas áreas de atuação. Além de engajar mais os colaboradores que terão a oportunidade de conhecer e se capacitar com grandes nomes, você garante que os futuros líderes terão acesso ao melhor conteúdo.
Existe uma pressa natural nas empresas quando um novo líder é promovido que é ele assumir logo a sua posição. Porém, o ideal é que esse profissional passe por um período de formação. Isso vale tanto para quem nunca liderou, quanto para líderes experientes, pois cada empresa tem sua cultura.
Separar esse tempo para que o líder faça a formação por completo e com tranquilidade, é importante para que ele assuma sua cadeira com mais segurança e preparo. Por isso, crie um cronograma que seja possível de ser cumprido.
O treinamento não termina ao fim das aulas. O profissional continuará em desenvolvimento durante um período. Por isso, é importante que ele tenha um canal de apoio para contar diante de qualquer instabilidade, seja emocional ou relacionada com a prática de sua atividade.
O sucesso do treinamento será avaliado com a atuação das novas lideranças. Para isso, será necessário acompanhar o trabalho dos líderes e levantar os resultados dessa atuação.
O acompanhamento periódico dos líderes é importante para entender como está sendo para cada profissional assumir essa nova posição de tamanha responsabilidade. A ideia é que um profissional de RH converse com cada profissional dentro de um período específico e pré-definido para registrar o relato desses líderes e estar à disposição para ajudá-los diante de alguma necessidade.
A avalição de desempenho é a mesma aplicada a todos na empresa, em geral, costuma acontecer a cada 6 meses. No caso dos líderes, além dos pares, os liderados ficam responsáveis por avaliá-los. O RH juntará esse resultado com outras informações capturada ao longo do período para entender como foi o desempenho desse profissional em sua nova posição.
Além da avaliação de desempenho, a empresa pode realizar pesquisas frequentes e anônimas para entender como os liderados estão se sentindo diante dessa nova liderança. Esse tipo de avaliação é interessante porque serve como um termômetro e pode ser realizada com maior frequência do que uma avaliação de desempenho, por exemplo. Assim, diante de algum problema mais crítico, a empresa pode agir.
Oferecer um treinamento, preparar e prestar suporte para novos líderes é um desafio que as empresas não podem abrir mão. Afinal, a falta desse apoio impactará diretamente nos colaboradores e nos resultados da empresa.
Porém, essa tarefa não precisa ser tão difícil e morosa como muitas empresas acreditam. É possível ter um ambiente de treinamentos simples, intuitivo e fácil para os colaboradores usarem, que também seja flexível para a rotina de cada profissional.
A Afferolab Learning Hub é a solução para empresas que desejam criar ambientes de treinamento para desenvolver seus profissionais. Quer conhecer mais sobre a plataforma? Solicite uma demonstração gratuita.
Mais do que uma consultoria de treinamentos, atuamos como um ecossistema de aprendizagem, promovendo experiências de alto impacto, significativas, memoráveis e feitas para melhorar a vida de gente como a gente.
Fale com o nosso timePocket Learning | Linguagem não sexista
Confira o novo pocket learning da Afferolab e entenda um pouco mais sobre a importância de utilizarmos, cada vez mais, uma linguagem inclusiva e não sexista!
Pocket Learning | Segurança Psicológica
Para que haja inovação, aprendizado, autodesenvolvimento e inteligência coletiva dentro das organizações, é preciso promover ambientes corporativos psicologicamente seguros. Entenda mais sobre o conceito de Segurança Psicológica neste Pocket Learning.
O episódio #3 da temporada 2022 do Making Of.fice está no ar! O tema da vez é sobre as relações humanas nas empresas horizontais e verticais. Aperte o play e ouça esse bate-papo!
Aprender novas habilidades é um comportamento que não beneficia apenas ao profissional. A empresa também tem muito a ganhar quando um colaborador desenvolve outra competências. Conheça melhor o upskilling, o conceito que define essa prática.
Fale com a gente!
Nosso Escritório:
Alameda Santos, 1827, 12º andar
Jardim Paulista, São Paulo – SP
CEP 01419-100