BLOG
November 25, 2021

O que eu aprendi vivendo em um squad de Aprendizagem

Dizem que é fora da zona de conforto que a magia acontece. Essa expressão resume bem a experiência que venho tendo como participante de um squad de Aprendizagem da Afferolab, no qual venho aprendendo demais e tendo a oportunidade de trocar com pessoas incríveis e agregadoras.

Antes de falar mais sobre essa experiência, vale explicar o que significa squad .


Squad , é um conjunto de pessoas, como uma banda, na qual cada uma toca o seu instrumento e todos se escutam e criam uma boa música juntos.


O termo se popularizou em 2014, quando Henrik Kniberg, atual desenvolvedor e designer na Mojang, publicou o vídeo Spotify engineering culture (part 1 ), que fora produzido na época em que ele trabalhava com implementação do modelo ágil em desenvolvimento de software na empresa. O vídeo ilustrava, em detalhes, como a cultura de engenharia da Spotify já operava no modelo ágil em 2014 e acabou por estabelecer, no mercado, um caso de sucesso na implementação e prática de squads .


E como esse modelo funciona?

Em um squad , os integrantes (idealmente até 8 e multidisciplinares) possuem uma missão em comum e colaboram entre si para encontrar a melhor solução para um problema. Vários s quads podem formar uma tribe .

Resumidamente, tribes podem conter c hapters , compostos por pessoas que possuem responsabilidades e habilidades parecidas, e guilds , que são compostas por pessoas que têm interesses comuns. 


Abaixo, uma ilustração que ajuda a visualizar esses conceitos.


Imagem que representa o conceito de tribes, chapters, squads e guilds do Spotify


Parte da missão do s quad de Aprendizagem da Afferolab, além de colaborar e aprender juntos e promover melhorias que vão ao encontro da estratégia de negócio da empresa, é fazer com que os colaboradores e as colaboradoras, de toda a organização, tenham mais tempo livre para criar com menor esforço. A ideia é alinhar essa missão ao propósito individual de cada integrante do s quad , o que traz energia e resiliência ao time que, mais motivado, atua com mais foco para superar os obstáculos que encontra pelo caminho.

“Ah, mas assim parece fácil. Há obstáculos em um squad?”

Obstáculos? Sim, há muitos!

Mas esses obstáculos fazem parte da magia, pois eles acabam levando o s quad a ter conexões mais fortes e aprender rápido, mesmo com erros no meio do caminho, o que nos faz crescer e nos leva mais rápido ao objetivo principal.


Confesso que não é simples, mas é possível e vale muito a pena. Em alguns momentos parece que estamos presos em um labirinto sem saída à vista. Em outros, traçamos uma rota e, no meio do caminho, alguma novidade surge e então precisamos nos reinventar, criar alternativas e encontrar outras soluções.


Ficar parado não é uma opção. Um time diverso, unido e engajado facilita o processo e impulsiona todos à frente.

Os membros do s quad de Aprendizagem da Afferolab têm autonomia para decidir o que construir, como construir, e para trabalhar juntos para atingir os objetivos definidos. Além disso, temos aquilo que chamamos de “círculo semanal de aprendizagem” da nossa tribe , com tutoria e feedback, quando podemos trocar ideias, experiências e dúvidas, o que motiva ainda mais nosso aprendizado e o desenvolvimento dos resultados em si. Fora desse círculo ainda contamos com acesso aos chapters , como o de Consultoria, por exemplo, que também acabam contribuindo com o squad . Que me perdoe quem não curte os estrangeirismos do mundo corporativo, mas esses são termos em inglês ainda sem similares fidedignos na língua portuguesa. ��


No fim, o squad é um grande ecossistema de aprendizagem. Somos autônomos, porém interdependentes, como uma banda mesmo, que possui músicos e instrumentos isolados, mas que só faz sucesso se todos trabalharem juntos, afinados e harmônicos. Estamos sempre alinhados com a estratégia de produtos, com as prioridades e com a estratégia de negócio da organização.


A jornada tem sido transformadora, com muita aprendizagem informal e social, além da formal. Percebo, em mim, a pessoa e a profissional, algumas habilidades-chave sendo desenvolvidas e praticadas a todo momento:


Autoconhecimento : promovendo mudanças em meu jeito de ver e agir desde o início do squad ;


Adaptabilidade: estimulada a partir da necessidade de lidar com diversos contextos, cenários, jeitos de pensar e mantendo uma postura positiva;


Colaboração : mesmo à distância, buscando ser produtiva e presente nas reuniões e tarefas necessárias;


Visão sistêmica : motivada pela análise, pelas conexões e pelo entendimento de conceitos diversos para a busca de soluções;


Empatia e escuta ativa : ao me conectar de maneira mais profunda e direta, contribuindo e aprendendo com o outro - além das pessoas do squad , também com todos os diferentes perfis de colaboradores da empresa;


Senso de urgência : na priorização de atividades, na boa gestão do tempo, no direcionamento e otimização de esforços;


Vulnerabilidade : essencial ser encarada como uma habilidade, a vulnerabilidade surge quando aceitamos o incontrolável, descobrindo que a cada passo o caminho se ilumina um pouco mais;


Auto-organização : promovida por meio da disciplina exigida nesse modelo de trabalho.

E há outras habilidades sendo desenvolvidas na equipe do squad , todas fundamentais para o profissional do futuro, como apontado no relatório Future of Work Skills 2020 , publicado pelo Institute for the Future, que lista as 10 habilidades essenciais para profissionais do futuro. Em um squad , é possível, por exemplo, fazer conexões e atribuir sentido às coisas, desenvolver inteligência social, o pensamento adaptativo, a capacidade de operar com diferentes culturas, além de estimular a transdisciplinaridade, o pensamento de designer e a colaboração virtual.


Assim, de uma perspectiva de quem está dentro, posso dizer que fazer parte de um squad é uma excelente maneira de desenvolver as habilidades do futuro, pois os participantes e as participantes são colocados em uma posição protagonista e ativa, premissa essencial para um processo de aprendizagem efetivo e uma constante e crescente demanda das áreas de treinamento e desenvolvimento humano.

Imagino que você deva estar se perguntando: “mas e o papel da liderança nisso tudo?”.


A liderança define e comunica ao squad qual problema precisa ser resolvido e por quê. Além disso, ela segue compartilhando conhecimento, promovendo maior autonomia ao time, valorizando o trabalho de cada um, contribuindo com orientações, estabelecendo um ambiente de trabalho equilibrado e cultivando ecossistemas de inovação e aprendizagem.

Participar de um squad é uma experiência única e marcante. Além de todo o desenvolvimento pessoal conquistado, ter a oportunidade de conhecer pessoas novas, aumentar nossa rede de relacionamentos e construir laços mais fortes são ganhos extremamente valiosos , que impactam diretamente na satisfação, na motivação, no desempenho e no dia a dia de uma pessoa.

Renata Soares é gerente de Aprendizagem na Afferolab

Referências


Future of Work Skills 2020. Institute For The Future.
Disponível em: https://www.iftf.org/uploads/media/SR-1382A_UPRI_future_work_skills_sm.pdf
Acesso em: 21 nov. 2021.


Spotify engineering culture (part 1). Henrik Kniberg.
Disponível com legendas em: https://www.youtube.com/watch?v=hQDblYvY9RY .
Acesso em 21 nov. 2021.




Mais do que uma consultoria de treinamentos, atuamos como um ecossistema de aprendizagem, promovendo experiências de alto impacto, significativas, memoráveis e feitas para melhorar a vida de gente como a gente.

Fale com o nosso time

Nossas redes

MAKING OF.FICE

Escolha seu player favorito, e escute o episódio mais recente do nosso podcast!

Pocket Learning | Linguagem não sexista

Leia mais →

Confira o novo pocket learning da Afferolab e entenda um pouco mais sobre a importância de utilizarmos, cada vez mais, uma linguagem inclusiva e não sexista!

Pocket Learning | Segurança Psicológica

Leia mais →

Para que haja inovação, aprendizado, autodesenvolvimento e inteligência coletiva dentro das organizações, é preciso promover ambientes corporativos psicologicamente seguros. Entenda mais sobre o conceito de Segurança Psicológica neste Pocket Learning.

Veja mais
Diversidade Geracional e Treinamento e Desenvolvimento: o tempo é relativo

Segundo ONU, a população idosa vai mais do que duplicar nos próximos 30 anos. Até 2050, elas formarão um contingente de mais de 2,1 bilhões de seres humanos.

Ler mais →
Vamos falar de estratégia adaptativa?

Quando as organizações colocam a ESTRATÉGIA ADAPTATIVA em prática, há uma sensação de pertencimento por parte das equipes e os resultados alcançados são MUITO MELHORES.

Ler mais →
Intraempreendedorismo: por que os líderes precisam desenvolvê-lo?
Ler mais →
© 2022 Afferolab | CNPJ: 11.472.921/0002-54

Nossas redes

Making Of.fice | Podcast

Fale com a gente!

E-mail: institucional@afferolab.com.br
Telefone: 55 11 3372-6100
WhatsApp: 55 21 97920-0321

Nosso Escritório:

São Paulo

Alameda Santos, 1827, 12º andar
Jardim Paulista, São Paulo – SP
CEP 01419-100