Atualmente convivemos com empresas que estão em processo de transformação digital, outras que são nativas digitais e outras que não iniciaram este movimento. A transformação digital é encarada como um passo necessário para não estar em descompasso com as transformações no mundo e com o consumidor atual. Segundo dados de uma pesquisa realizada com altos executivos das mil maiores empresas do Brasil, eles estão compromissados em evoluir suas práticas nesse sentido, criando a própria realidade digital ou substituindo parcial ou integralmente a sua realidade analógica.
Transformação digital tem muito a ver com a satisfação e proximidade com o cliente, “foco no foco do cliente” com obviamente o objetivo de aumentar o número de clientes, fidelizá-los, aumentar seu ticket médio etc. E para isso, rever processos internos, utilizar metodologias de cocriação, produção e serviços, automatização de tudo aquilo que pode aumentar produtividade e qualidade – e que prescindem de habilidades essencialmente humanas igualmente valorizadas nesse contexto – como comunicação, empatia, escuta ativa, visão sistêmica, são fundamentais. Há fortes indícios que estarão no futuro as empresas que estiverem conectadas a esse movimento.
Muitas vezes, contudo, há um entendimento entre as lideranças que, ao considerar o mindset digital dos membros da organização e/ou a adoção de ferramentas digitais, irão garantir a transformação digital. O primeiro ponto é que o mindset digital não é algo que você tem ou não, ele é um espectro. Estamos em diferentes pontos desse espectro, que inclui características como:
Ou seja, o mindset digital vai muito além de ser capaz de utilizar tecnologias, de ser ativo nas redes sociais, utilizar inúmeros aplicativos, ter conta em bancos totalmente digitais. Tem a ver com a forma como operamos no mundo, e como enxergamos essas tecnologias: o portal da democratização, da escala e do aumento de velocidade para toda forma de interação e ação.
Vale então, salientar que transformações digitais bem-sucedidas envolvem alguns outros aspectos:
A estratégia de negócio, o propósito, o olhar para o cliente, os processos, a estrutura da organização, a cultura (que inclui as atitudes dos líderes) são ao mesmo tempo causa e consequência de mindset digitais bem desenvolvidos. Promover um mindset digital é parte da estratégia da transformação digital, e não toda ela.
No que diz respeito ao papel das ferramentas digitais, em especial as tecnologias exponenciais, tais como IA, machine learning, big data, analitycs, está evidente que a empresa que não se apropriar delas corre o risco de gradativamente se tornar obsoleta. A liderança nesse sentido tem como desafio aprimorar um olhar tecnólogo, futurista, inovador e, ao lado disso tudo, especialmente humanitário.
Cabe aos líderes, portanto, criarem um ambiente propício para que o mindset digital se desenvolva, com especial atenção para tudo o que está sustentando essa transformação digital.
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