Um dos principais desafios que as empresas enfrentam ao disponibilizar cursos de capacitação é o de conseguir engajar colaboradores nos treinamentos corporativos. Realizar os treinamentos costuma ser visto como mais uma demanda, principalmente se o conteúdo é regulatório e obrigatório. Ou seja, não tem opção, precisa ser feito e, em geral, tem prazo para ser concluído.
Diante disso, o que as empresas podem fazer para conseguir aumentar o engajamento dos colaboradores? Se você está enfrentando esse desafio, continue lendo este artigo. Nele, vamos mostrar algumas dicas que podem ser aplicadas em qualquer modelo de negócio. Continue lendo e confira!
Antes de começar a construir um treinamento e de publicá-lo em alguma plataforma, levante os temas de dores dos colaboradores. O que eles querem ou acham que precisam aprender?
Ter isso mapeado é fundamental e, com certeza, vai determinar como será o engajamento nos treinamentos. Se a empresa oferece cursos que os colaboradores já estão buscando, a chance de se interessarem pelo treinamento da empresa será maior.
Se o treinamento for obrigatório, a chance de engajar os colaboradores será menor. Nesses casos, é importante vincular a conclusão do treinamento a outro benefício, além de atender uma regra ou determinação de compliance.
O benefício pode ser ainda maior de acordo com o prazo. Por exemplo, o treinamento precisa ser concluído em 30 dias, mas você pode oferecer alguma vantagem maior para quem finalizá-lo nos 10 primeiros dias.
Algumas empresas oferecem moedas internas, que podem ser trocadas por prêmios outras relacionam a conclusão dos treinamentos ao pagamento de bonificações, ou ainda, atrelam ao atingimento de metas. Avalie o que faz mais sentido para sua empresa.
Muitas empresas não consideram esse fator, mas a metodologia de aprendizagem utilizada no treinamento influencia diretamente no engajamento. Antes de criar um curso, faça essa análise e, se for necessário, aplique testes criando cursos mais curtos e testando os tipos de metodologia que são mais interessantes.
Nem sempre a empresa consegue estruturar seu treinamento com base na metodologia que melhor atende o perfil dos seus colaboradores. Em diversos casos, inclusive, já existe um volume grande de conteúdo que precisa ser utilizado. Porém, se o engajamento estiver muito baixo, pode ser necessário reavaliar o que já existe de conteúdo para ser remodelado.
Você já conversou com seus colaboradores para entender qual é o impedimento real que eles enfrentam para finalizar os treinamentos? Faça uma pesquisa, pode ser anônima, com perguntas focadas na experiência que os colaboradores estão tendo com os treinamentos.
Isso vai te ajudar a entender o problema e identificar os maiores gargalos que podem não estar claros para a área de T&D. Com os resultados da pesquisa, será possível avaliar as ações que podem ser aplicadas no curto e longo prazo.
Assim como os temas e a metodologia aplicada podem prejudicar o engajamento, a plataforma também tem esse impacto. Uma plataforma que não oferece uma boa experiência, que é confusa ou difícil de usar não engaja ninguém.
Na verdade, com uma plataforma assim sua empresa só conseguirá que os colaboradores finalizem os treinamentos obrigatórios e essa não é a ideia né? Uma empresa que investe em treinamentos quer que seus colaboradores consigam aproveitar ao máximo do conteúdo que está sendo oferecido.
Por isso, é importante poder contar com uma plataforma que seja intuitiva, simples e exija o menor esforço do colaborador.
A Afferolab Learning Hub conta com uma tecnologia proprietária que funciona da mesma forma que as grandes plataformas de streaming. Os colaboradores adicionam tags com os temas que têm interesse e a nossa solução encontra os assuntos relacionados com eles.
Conforme os profissionais finalizam seus treinamentos, a plataforma oferece outros com a mesma temática ou assunto. Assim, o colaborador é sempre impactado com novos conteúdos e engajado a continuar se desenvolvendo.
Além disso, a Afferolab Learning Hub já conta com mais de 300 conteúdo gratuitos para quem quer desenvolver inteligência emocional, gerenciar melhor o tempo e treinar inúmeras habilidades.
Quer conhecer outras vantagens da ferramenta? Converse com nossos especialistas em treinamento e solicite uma demonstração gratuita.
Mais do que uma consultoria de treinamentos, atuamos como um ecossistema de aprendizagem, promovendo experiências de alto impacto, significativas, memoráveis e feitas para melhorar a vida de gente como a gente.
Fale com o nosso timePocket Learning | Linguagem não sexista
Confira o novo pocket learning da Afferolab e entenda um pouco mais sobre a importância de utilizarmos, cada vez mais, uma linguagem inclusiva e não sexista!
Pocket Learning | Segurança Psicológica
Para que haja inovação, aprendizado, autodesenvolvimento e inteligência coletiva dentro das organizações, é preciso promover ambientes corporativos psicologicamente seguros. Entenda mais sobre o conceito de Segurança Psicológica neste Pocket Learning.
Os bots (chatbots, voicebots, assistentes virtuais e afins) estão se tornando uma opção cada vez mais popular para interação, sendo que quanto mais baseados em inteligência artificial e machine learning, mais podem dar match com a aprendizagem.
Sua empresa ainda não tem um treinamento de liderança, mas deseja estruturar? Este artigo é para você! Veja como começar a construção de um programa de treinamento para líderes.
Fale com a gente!
Nosso Escritório:
Alameda Santos, 1827, 12º andar
Jardim Paulista, São Paulo – SP
CEP 01419-100