O mercado tem exigido que os profissionais se mantenham em constante evolução. Aprender novas habilidades e renovar aquelas que já foram aprendidas é fundamental para quem deseja se manter competitivo. Nesse sentido, os conceitos de upskilling e reskilling passam a fazer parte da rotina das empresas.
De acordo com a pesquisa The Future of Jobs Report 2020, as estratégias de Upskilling e Reskilling se tornaram um movimento crescente dentro das empresas que estão em constante evolução. Neste artigo, você vai entender melhor sobre esses conceitos e como implementá-los em sua empresa. Confira!
Embora sejam sempre usados em conjunto e estarem relacionados com desenvolvimento profissional, os termos upskilling e reskilling são diferentes.
Na sua tradução literal, upskilling significa aprimoramento, ou seja, é o conceito de desenvolver ou aprimorar habilidades, conhecimentos e competências. Sendo assim, uma empresa pode oferecer treinamentos que vão ajudar os colaboradores a atualizar os conhecimentos que já adquiriram em outro momento.
Enquanto isso, na tradução literal, reskilling significa requalificação. Trata do aprendizado de novas habilidades e competências dos profissionais. Ou seja, profissionais que estão em busca de uma nova profissão, vão assumir novas atividades ou estão em processo de migração de carreira participam de programas de reskilling, que podem ser aplicados pelas empresas que já atuam ou não.
Como você pode ver, os dois termos caminham juntos, mas são utilizados em momentos diferentes da carreira de um profissional. Um deles é utilizado quando a pessoa precisa aprender novas habilidades e o outro quando é necessário atualizar os conhecimentos.
Todas as empresas podem aproveitar as vantagens do upskilling e reskilling para formar profissionais melhores, não importa o seu tamanho ou a quantidade de colaboradores. Será necessário adaptar as ações, mas em geral, podemos resumi-las da seguinte forma:
A primeira etapa da estratégia de upskilling e reskilling é identificar e levantar quais são as necessidades da empresa. Nesse levantamento, será necessário entender quais são as dores do negócio com relação à deficiência de habilidades ou o que é necessário que os colaboradores tenham de conhecimento para atingir determinadas metas.
Esse estudo também norteará quais são os cargos que precisam de upskilling ou reskilling e ainda quais são os cargos que a empresa ainda não tem e precisa contratar ou formar internamente.
Após realizar o mapeamento, a próxima etapa é construir os treinamentos de acordo com as necessidades. O levantamento realizado norteará quais as necessidades que precisam ser atendidas. Além disso, será possível criar grupos de profissionais que vão passar pelos treinamentos.
A divisão vai ajudar a entender a quantidade de pessoas que farão determinados treinamentos e permitirá uma organização melhor do cronograma e agenda desses eventos, sem prejudicar as atividades das áreas. Afinal, o ideal é que eles aconteçam durante o horário de trabalho.
Após aplicar os treinamentos, acompanhe o desenvolvimento de cada grupo e colaborador, individualmente, para avaliar o nível de progresso de cada um. Essa avaliação deve acontecer de forma contínua. Assim, será possível identificar a necessidade de novos treinamentos.
Contar com uma plataforma inteligente para construir os treinamentos será fundamental para ter um processo mais ágil e eficiente. A Afferolab Learning Hub pode ajudar a sua empresa com essa tarefa.
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