BLOG
December 3, 2020

Programa Integridade 2020, projeto de acessibilidade do Itaú Unibanco feito pela Afferolab


Embora a acessibilidade seja assegurada por lei para toda Pessoa com Deficiência (PCD) e já esteja na pauta de diversas empresas, promovê-la de verdade em muitos momentos pode parecer algo distante de ser alcançado. Quando pensamos em aprendizagem corporativa então, nem se fala.

Muitos são os desafios para disponibilizar ações de desenvolvimento mais equitativas e com a mesma qualidade do que aquelas oferecidas às pessoas que não têm qualquer tipo de deficiência, no entanto, estamos aqui para mostrar que por mais que pareça um bicho de sete cabeças, promover aprendizagem acessível e inclusiva pode ser mais factível do que você imagina. Confira o caso:

É bem verdade que os debates sobre diversidade e inclusão estão evoluindo e conquistando mais espaço nas empresas, tanto que muitas delas já estão comprometidas e se mobilizando para garantir uma maior inclusão no que diz respeito ao desenvolvimento das capabilities de seus colaboradores.

Assim é com o Itaú Unibanco , parceiro Afferolab de longa data que nos acionou para apoiar a concepção e lançamento do Programa de Integridade 2020 , seu maior projeto com acessibilidade.

O programa dispõe de mais de cinco horas de aprendizagem on-line, com recursos de acessibilidade em 100% dos conteúdos, promovendo assim a inclusão de todos os profissionais que têm deficiência auditiva ou visual.


Entre as soluções, destacam-se o uso de vídeos em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), além de legendas para os colaboradores que não têm fluência nesta língua. Para promover a acessibilidade das pessoas com deficiência visual seja pela ausência, baixa visão ou daltonismo, foram utilizados recursos como inversão de cores, uso de tonalidades de cinza e aumento do cursor.


A ação deve alcançar cerca de 90 mil colaboradores de todas as áreas do banco. Isso porque os recursos aplicados estão disponíveis e visíveis para todos , ou seja, o conteúdo é o mesmo, mas com funções que promovem uma experiência de qualidade independentemente do colaborador ser ou não uma pessoa com deficiência.

Esse ponto, em especial, tem sido reconhecido como um diferencial do projeto por vários profissionais do banco pois, segundo eles, demonstra na prática como um conteúdo pode ser inclusivo sem perder sua excelência e funcionalidade.

Rodolfo Freitas, colaborador do Itaú Unibanco e um dos responsáveis pelo programa, afirma:

“Temos como compromisso promover a inclusão na aprendizagem e acolher a todos. Até mesmo para os que têm baixa visão e são daltônicos – não podemos deixar ninguém de lado. Por ser tratar de um tema institucional, precisávamos garantir que a mensagem chegasse a todos os colaboradores sem nenhum tipo de dificuldade ou limitação.


Nosso maior sonho é que todos os conteúdos digitais sejam 100% acessíveis, tanto para cegos quanto para surdos, que são nossos maiores públicos no que diz respeito à necessidade de acessibilidade. Nossa meta é promover uma aprendizagem significativa onde o colaborador não sofra para aprender e usufrua da melhor experiência”.


Vale destacar que o projeto só se tornou possível graças ao trabalho colaborativo entre Itaú Unibanco e Afferolab.

Para isso, trabalhamos em uma equipe multidisciplinar com profissionais das áreas de projetos, desenvolvimento, audiovisual, além é claro dos times de aprendizagem, design, UX e qualidade.

A equipe destaca que aprendeu muito ao longo do processo, especialmente no que diz respeito ao uso das LIBRAS e recomenda algumas boas práticas para que projetos com esse recurso possam ter o máximo de eficácia:

Planejamento é a chave!
Investir tempo para planejar bem todas as etapas de desenvolvimento, considerando experiência completa do colaborador e a inclusão das LIBRAS desde o desenho da estratégia, prevendo o tempo de produção e os profissionais especialistas envolvidos, será determinante para o sucesso.

Pessoas certas nos lugares certos

É necessário prever bons profissionais capazes de traduzir cada tela e que trabalhem em parceria com a equipe audiovisual, responsável por realizar as captações e a edição de todos os vídeos.


Atenção às especificidades

Recomenda-se que além da produção de um storyboard de conteúdo, a produção deste tipo de solução contemple também um script “espelho do roteiro”, criado especificamente para direcionar a atuação do profissional que vai gravar os vídeos.


Fechando com qualidade

Depois de tudo finalizado, é preciso contemplar uma etapa de qualidade para verificar se tudo o que foi produzido está de acordo com o que foi planejado e se funciona perfeitamente.

Na Afferolab, acreditamos na diversidade e inclusão como elementos indispensáveis para o sucesso de toda e qualquer empresa.

Por isso temos aprimorado a qualidade no desenvolvimento de iniciativas como essa a fim de que ganhem cada vez mais força e espaço no mercado e, assim, façam valer ainda mais nosso propósito de aprender sempre e compartilhar todos os dias.

Caso você tenha um desafio parecido com o do Itaú Unibanco e queira saber mais sobre como podemos te auxiliar, fale com nosso time!


Mais do que uma consultoria de treinamentos, atuamos como um ecossistema de aprendizagem, promovendo experiências de alto impacto, significativas, memoráveis e feitas para melhorar a vida de gente como a gente.

Fale com o nosso time

Nossas redes

MAKING OF.FICE

Escolha seu player favorito, e escute o episódio mais recente do nosso podcast!

Pocket Learning | Linguagem não sexista

Leia mais →

Confira o novo pocket learning da Afferolab e entenda um pouco mais sobre a importância de utilizarmos, cada vez mais, uma linguagem inclusiva e não sexista!

Pocket Learning | Segurança Psicológica

Leia mais →

Para que haja inovação, aprendizado, autodesenvolvimento e inteligência coletiva dentro das organizações, é preciso promover ambientes corporativos psicologicamente seguros. Entenda mais sobre o conceito de Segurança Psicológica neste Pocket Learning.

Veja mais
Por que sua empresa precisa se importar com upskilling

Aprender novas habilidades é um comportamento que não beneficia apenas ao profissional. A empresa também tem muito a ganhar quando um colaborador desenvolve outra competências. Conheça melhor o upskilling, o conceito que define essa prática.

Ler mais →
Esse tal de microlearning na real
Ler mais →
Onboarding e sua importância para a organização
Ler mais →
© 2022 Afferolab | CNPJ: 11.472.921/0002-54

Nossas redes

Making Of.fice | Podcast

Fale com a gente!

E-mail: institucional@afferolab.com.br
Telefone: 55 11 3372-6100
WhatsApp: 55 21 97920-0321

Nosso Escritório:

São Paulo

Alameda Santos, 1827, 12º andar
Jardim Paulista, São Paulo – SP
CEP 01419-100