BLOG
August 27, 2024

Métricas de T&D: como mensurar os resultados da área

A sua empresa está mensurando os resultados da área de treinamento e desenvolvimento? Métricas de T&D são importantes para as empresas analisarem a performance de suas ações e estratégias voltadas para o desenvolvimento dos colaboradores.

Uma dúvida comum para muitas empresas é quais são as métricas de T&D que devem monitorar. Neste artigo, reunimos as métricas básicas que todas as empresas devem acompanhar, independente do seu tamanho ou da quantidade de funcionários que têm. Continue lendo e confira!

8 métricas de T&D para sua empresa monitorar

1. Participação

Essa métrica mostra a taxa de envolvimento dos colaboradores nas iniciativas da área de T&D. Para calcular a taxa de participação, considere o número de participantes efetivos nas iniciativas de T&D em comparação com o número de colaboradores elegíveis a participar.  

O ideal é não considerar os treinamentos obrigatórios no cálculo dessa taxa. Faça o cálculo desses treinamentos de forma separada para não prejudicar o resultado.

A taxa de participação é uma métrica quantitativa que vai ajudar a empresa a avaliar como está o nível de adesão dos profissionais em seus treinamentos de forma geral.  

2. Engajamento

Essa métrica qualitativa é utilizada para avaliar o nível de envolvimento dos colaboradores nos treinamentos. Ou seja, quanto estão interessados e dispostos a começar e concluir um treinamento oferecido pela empresa.  

Para analisar essa métrica, alguns dados podem ser usados:

  • Participação nas atividades propostas;
  • Interações durante o treinamento;
  • Entregas de atividades e exercícios práticos;
  • Envio de dúvidas ou comentários sobre o conteúdo etc.  

A empresa também pode definir alguns dados que considera como relevantes para serem avaliados nessa métrica.  

A métrica de engajamento ajuda a empresa a entender se os treinamentos oferecidos estão alinhados com a expectativa dos colaboradores, se o conteúdo é relevante e outros aspectos, como o comprometimento de cada profissional individualmente.

3. Conclusão dos treinamentos

A métrica de conclusão de treinamentos é bem simples. O cálculo deve considerar o número de colaboradores que começaram um treinamento x o número de colaboradores que finalizaram o treinamento todo. Algumas variáveis podem ser consideradas aqui como, por exemplo, se o prazo para a conclusão foi cumprido.  

Após levantar esse dado, a empresa pode ainda verificar o tempo médio que os colaboradores levaram para concluir determinado treinamento e se houve diferença no tempo para concluir o treinamento X em comparação com o treinamento Y.

Porém, o objetivo dessa métrica é entender se a taxa de conclusão está dentro, abaixo ou acima da expectativa definida pela área de T&D. Um resultado positivo pode revelar que houve sucesso na metodologia escolhida, ou que não se o resultado for negativo.  

Nesse caso, é importante fazer correlações entre os treinamentos com a mesma metodologia, pois se os resultados forem muito diferentes pode ser um indício de que há outras barreiras para serem identificadas e avaliadas.

4. Custo de treinamento por pessoa

Esse é um dos indicadores mais importantes para as empresas. A métrica de custo de treinamento é calculada a partir do total investido e dividido pela quantidade de colaboradores elegíveis.  

No caso dessa métrica, existem algumas variáveis que podem ser consideradas. A principal é separar os treinamentos que são específicos para cada área ou perfil profissional daqueles que são para todos na empresa.

É um indicador importante para avaliar o orçamento anual que está sendo direcionado para a área de T&D e como está sendo aplicado. Além disso, também pode ser usado para avaliar o custo que a empresa tem com cada colaborador. Por exemplo, se um mesmo profissional precisou fazer o mesmo curso mais de uma vez, o custo dele é maior do que o da pessoa que fez o treinamento uma só vez.

5. Retorno sobre o Investimento (ROI)

Para medir a eficiência financeira do investimento em treinamentos, utilizamos a métrica de ROI. Esse indicador é bastante utilizado em diferentes áreas do negócio como marketing, por exemplo, em que é medido o retorno sobre o investimento na aquisição de novos clientes.

Na área de T&D, essa métrica é usada para calcular quanto de retorno financeiro a empresa está tendo com os treinamentos oferecidos. Não é um cálculo tão simples de ser feito, nesse caso, pois os resultados podem variar de acordo com cada empresa.  

Basicamente, para calcular, a empresa considera o investimento aplicado e o retorno obtido.

6. Satisfação dos colaboradores

A métrica de satisfação dos colaboradores é utilizada para avaliar se os treinamentos estão sendo efetivos na visão dos profissionais da empresa e se atendem suas expectativas. Esse indicador pode ser cruzado com outras métricas, como a de engajamento e participação, por exemplo.

Se há uma baixa participação ou engajamento em um treinamento específico e os colaboradores avaliaram mal, é um indicador de que precisa ser redesenhado ou até avaliar se faz sentido mantê-lo.  

A empresa também pode usar essa métrica de T&D para entender como está a aceitação dos colaboradores em relação aos treinamentos oferecidos. Para medir, a empresa pode aplicar pesquisas anônimas.

7. Retenção de funcionários

A métrica de retenção é utilizada para entender como os treinamentos influenciam na decisão do colaborador em permanecer na empresa. É um indicador interessante para avaliar a importância e o impacto da estratégia de T&D da empresa para os profissionais.

Os dados podem ser levantados por meio de pesquisas de satisfação com os colaboradores ou pesquisas de desligamento com os profissionais que pediram demissão.  

8. Mobilidade interna e promoções

Uma das formas de entender se os treinamentos causam impactos positivos para a vida dos colaboradores é avaliando se há algum tipo de mobilidade interna causada pelo desenvolvimento que foi promovido com um ou mais treinamentos.  

Para isso, é preciso monitorar os profissionais que estão realizando treinamentos, quais são eles e se eles funcionaram como um promotor profissional. Por exemplo, colaboradores que conseguiram ser promovidos a líderes após concluírem um treinamento para o desenvolvimento de lideranças.  

Esse tipo de análise exige um acompanhamento mais próximo. Empresas que investem em boas plataformas de treinamento, conseguem eliminar o tempo que os profissionais de T&D dedicam a tarefas operacionais, permitindo que eles se dediquem a atividades mais estratégicas.  

O acompanhamento de métricas de T&D é uma atividade fundamental para o sucesso de uma estratégia focada em treinamento e desenvolvimento.

Se a sua empresa ainda não conta com uma plataforma de treinamentos, conheça a Afferolab Learning Hub. Nossa plataforma entrega todas as métricas necessárias para medir a eficiência das suas iniciativas de T&D. Solicite uma demonstração gratuita e veja com detalhes.

Mais do que uma consultoria de treinamentos, atuamos como um ecossistema de aprendizagem, promovendo experiências de alto impacto, significativas, memoráveis e feitas para melhorar a vida de gente como a gente.

Fale com o nosso time

Nossas redes

MAKING OF.FICE

Escolha seu player favorito, e escute o episódio mais recente do nosso podcast!

Pocket Learning | Linguagem não sexista

Leia mais →

Confira o novo pocket learning da Afferolab e entenda um pouco mais sobre a importância de utilizarmos, cada vez mais, uma linguagem inclusiva e não sexista!

Pocket Learning | Segurança Psicológica

Leia mais →

Para que haja inovação, aprendizado, autodesenvolvimento e inteligência coletiva dentro das organizações, é preciso promover ambientes corporativos psicologicamente seguros. Entenda mais sobre o conceito de Segurança Psicológica neste Pocket Learning.

Veja mais
Making Of.fice #27 | O poder da habilidade de negociação no futuro do trabalho

Saber vender traz, implicitamente, a arte de saber negociar. Por isso, neste novo episódio do Making Of.fice, conversamos com o Richard Vinic, palestrante, consultor e facilitador de treinamentos em vendas há mais de 15 anos, para falar sobre a habilidade de negociar e sobre como potencializá-la para que ela se torne uma poderosa ferramenta de Vendas.

Ler mais →
Cultura organizacional e liderança: qual é a importância do líder?
Ler mais →
O que é e por que contratar um serviço de logística educacional?
Ler mais →
© 2022 Afferolab | CNPJ: 11.472.921/0002-54

Nossas redes

Making Of.fice | Podcast

Fale com a gente!

E-mail: institucional@afferolab.com.br
Telefone: 55 11 3372-6100
WhatsApp: 55 21 97920-0321

Nosso Escritório:

São Paulo

Alameda Santos, 1827, 12º andar
Jardim Paulista, São Paulo – SP
CEP 01419-100