Que tipo de comportamento de liderança as empresas devem incentivar? O comportamento depende do contexto ou existe um padrão que garante o sucesso dos líderes?
Uma pesquisa realizada pela consultoria Mckinsey com líderes de 81 organizações em diferentes países, avaliou a frequência com que certos tipos de comportamento de liderança eram aplicados dentro de suas organizações.
O resultado apontou que líderes de organizações de alta performance costumam apresentar quatro comportamentos em comum , que podem ser um bom indicativo de qual caminho seguir na hora de investir nos futuros líderes:
1) Resolver problemas de forma eficaz: o processo que antedece a tomada de decisão é o principal responsável pela resolução de problemas. Receber, assimilar e analisar informações correta e rapidamente é atributo essencial para resolver questões e tomar decisões importantes assim como as corriqueiras.
2) Possuir uma forte orientação para resultados: além de desenvolver e comunicar uma visão e objetivos, liderar é usá-los para obter resultados. Líderes que orientam suas ações para resultados tendem a enfatizar a eficiência, a produtividade e priorizar atividades que agreguem valor.
3) Buscar diferentes perspectivas: compreender as mudanças no ambiente, incentivar funcionários a contribuir com ideias que melhoram seu desempenho, saber dosar a as questões que são relevantes e merecem atenção, são características dos líderes que conseguem basear suas decisões em análises sólidas, evitando assim muitos erros e insatisfações dos membros da equipe.
4) Dar suporte: os líderes que compreendem como os outros se sentem e dão suporte quando necessário, conseguem construir relações de confiança autênticas e inspirar colegas a superar desafios. Eles intervêm no trabalho da equipe quando necessário, buscando aumentar a eficácia, amenizar possíveis conflitos e evitar que desavenças internas atrapalhem o rendimento do time
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