Depois que a empresa reconhece que uma plataforma de cursos é a melhor alternativa para promover seus treinamentos, começa a difícil tarefa de escolher a melhor ferramenta.
Esse processo de tomada de decisão envolve diversos fatores. Cada empresa deve ponderar suas necessidades e objetivos para considerar qual tipo de ferramenta é mais interessante. No entanto, avaliamos que alguns aspectos são fundamentais para qualquer plataforma de cursos e a sua empresa não pode deixar de priorizá-los.
A seguir, listamos esses pontos para te ajudar a escolher uma plataforma de cursos para sua empresa. Continue lendo e confira!
Embora a tecnologia esteja presente na rotina de boa parte das pessoas, nem todas têm habilidades com algumas plataformas. O ideal é que uma ferramenta de cursos online seja intuitiva – ou seja, simples de usar sem a necessidade de instruções.
O colaborador deve entrar na plataforma e visualizar tudo o que pode fazer e conseguir explorar outros recursos com facilidade. Isso será fundamental para o engajamento, pois quando a tecnologia é um limitador, a tendência é que as pessoas evitem utilizá-la.
A personalização permite que a empresa caracterize a plataforma, deixando-a com o mesmo visual da sua identidade. Dessa forma, o colaborador, ao acessá-la, se sentirá em um ambiente que ele já conhece.
Esse reconhecimento é a primeira quebra de obstáculo para quem está começando a usar uma ferramenta nova. Além disso, a plataforma deve proporcionar outros níveis de personalização, que sejam interessantes para o negócio.
A empresa produzirá uma série de conteúdos para o colaborador desenvolver as habilidades necessárias para sua atividade ou para cumprir requisitos de negócio. Porém, é importante que não fique limitado a isso.
Oferecer outros tipos de conteúdos e treinamentos que não estejam diretamente atrelados ao negócio, mas que também proporcionam ganhos para a empresa é fundamental.
A plataforma Afferolab Learning Hub, por exemplo, já conta com mais de 300 conteúdos, totalmente gratuitos, que podem ser realizados pelos colaboradores desde o primeiro dia. Essa é até uma forma de ajudar a empresa a manter os profissionais em treinamento enquanto não disponibilizam os conteúdos autorais.
Por mais simples e completa que a plataforma seja, alguns imprevistos podem acontecer. Um funcionário pode ter problemas de acesso, a plataforma pode passar por alguma instabilidade ou apresentar erros. A tecnologia não é livre de falhas e isso pode acontecer com as melhores soluções do mercado.
Diante desses e outros casos, a empresa precisa ter um canal direto com profissionais que possam ajudá-la a mitigar esses problemas. O atendimento deve ser ágil e solucionador para que nenhum grande impacto seja causado para a empresa.
Nem sempre o time de T&D da empresa conseguirá adicionar todos os conteúdos necessários de uma vez ou com a agilidade esperada. Em outros casos, pode ser necessário substituir um conteúdo ou adicionar uma informação.
Imprevistos acontecem nas melhores empresas e em todas as situações, o importante é ter uma plataforma flexível e modular, que vai permitir que os conteúdos sejam ajustados de acordo com a necessidade.
Em uma plataforma com diversos tipos de conteúdos, além dos obrigatórios, será preciso localizar os colaboradores para que eles não fiquem perdidos com tanta informação. Uma forma de fazer isso é identificar quais são os interesses deles e indicar conteúdos relacionados.
Na Afferolab Learning Hub temos o tagueamento, um recurso que permite que o colaborador selecione as tags de assuntos que mais interessam. A partir dessa relação de tags, a plataforma entrega os conteúdos que estão relacionados. O profissional pode mudar suas tags sempre que quiser.
Depois de implementar a plataforma, publicar os conteúdos e permitir o acesso dos colaboradores, será importante ter acesso a dados de engajamento. Saber como os conteúdos estão performando, quais temas os colaboradores estão mais interessados e até a média de tempo que estão levando para concluir determinadas trilhas vai ajudar o time de T&D a melhorar essa experiência e alcançar os resultados esperados.
Por isso, garanta que a plataforma contratada conta com levantamento de dados e emissão de relatórios recorrentes.
A Afferolab Learning Hub entrega relatórios completos que ajudam a empresa a entender como está o engajamento do colaborador nos treinamentos.
Por fim, os certificados são importantes para o colaborador. Principalmente para treinamentos específicos, voltados para algumas áreas de atuação, como tecnologia e financeira.
Com a Afferolab Learning Hub, seus colaboradores têm uma experiência rica e ainda têm acesso a certificados de todos os treinamentos que a empresa quiser emitir.
Quer saber como a plataforma de cursos Afferolab Learning Hub pode ajudar o seu negócio? Solicite uma demonstração gratuita.
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