A aprendizagem contínua é um dos pilares mais eficazes para o desenvolvimento de profissionais. Segundo Gustavo Brito, CLO da Afferolab, esse modelo merece atenção, planejamento e consistência.
É esse cuidado que a Escola de Negócios Natura e Avon no Brasil, coordenada por Fabiane Aguiar, encontra na Fábrica de Conteúdo da Afferolab para capacitar uma rede de mais de 1,7 milhão de consultoras de beleza espalhadas pelo país.
_____
Menu de navegação
____
A olhar de desenvolvimento da Natura para a rede vai além da capacitação de consultoras. Aos temas relacionados ao negócio somam-se aspectos que impactam a vida das pessoas. Nas palavras de Fabiane:
“A gente está falando de soft skills, comportamentos e outros letramentos que são básicos e superimportantes. Letramentos financeiros, digitais de cidadania. Então, é um olhar bem amplo de capacitação e bem desafiador.”
Para superar os desafios são utilizados vários ativos, como a plataforma de capacitação, acessível via app e site. Lá, as consultoras encontram treinamentos assíncronos, organizados em nano learnings, e capacitações ao vivo, tudo desenvolvido em parceria com a Fábrica de Conteúdo da Afferolab.
Há também estratégias de social learning com um time de consultoras treinadoras, remuneradas para capacitar suas pares.
Além disso, o ecossistema conta com treinamentos presenciais, que vêm ganhando força desde 2024, em resposta a uma demanda da própria rede de consultoras.
Fabiane ressalta três desafios principais enfrentados na capacitação da rede:
A Natura & Avon buscam sempre fortalecer o vínculo entre marcas e consultoras. Fabiane explica que a primeira barreira a ser quebrada está no baixo letramento de uma parte das consultoras associado à crença de que os estudos são apenas para os jovens.
“Ela quer para o filho dela, ela quer para a família, mas ela acha que o tempo dela já passou. Então, a gente sempre está trabalhando a questão da aprendizagem ligada à autoestima e à autonomia.”
Entre os indicadores avaliados pela Natura, um dos mais importantes é o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da consultora, desenvolvido pela empresa em parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), que mede o impacto da capacitação em três dimensões: saúde, conhecimento e vida digna.
A cada dois anos, o IDH avalia o impacto positivo da experiência como consultora Natura na vida delas.
“Que seja um legado de prosperidade, de pertencimento e de propósito. Eu acho que esse é o valor que a gente traz da consultoria de beleza Natura e Avon”.
A gestora destaca como é gratificante perceber que os esforços de capacitação e a aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning) - formal e, sobretudo, informal - impactam positivamente a qualidade de vida das consultoras.
A Natura & Avon contam com são mais de 1.7 milhão de consultoras, com níveis de escolaridade, experiências e contextos de vida distintos.
Para atender a um público tão heterogêneo e, principalmente, gerar valor à aprendiz, é preciso criar mecanismos acessíveis e personalizados de aprendizagem.
Esse caminho se dá a partir de conteúdos que conscientizam a consultora com estratégias e informações de como vender melhor, como conseguir novos clientes, como gerenciar melhor o negócio.
Com uma pulverização cada vez maior da comunicação e da aprendizagem, ser um catalizador do Social Learning é um desafio considerável.
Entre as formas utilizadas pela Escola de Negócios da Natura, além do incentivo de compartilhamento de conteúdo entre as consultoras há uma comunidade de aprendizagem dividida por grupos de interesse.
O sucesso da parceria entre Afferolab e Natura/Avon reside em uma abordagem estruturada e adaptativa.
A gerente de projetos da Afferolab e Head da Fábrica de Conteúdos, Juliana Sá, explica que o conteúdo é desenvolvido a partir de fatores centrais como:
Juliana destaca que o núcleo Natura da Fábrica de Conteúdo, alocada na Natura, opera de maneira estratégica e consultiva, sempre analisando quais "ponteiros" serão ajustados e como esses resultados geram impactos positivos para o negócio.
“O conteúdo (desenvolvido pela Fábrica de Conteúdo) tem que ser eficiente para quem está recebendo, mas ele tem que ser favorável e conectado ao negócio.”
O desenvolvimento dos materiais considera diversos fatores, como diferenças regionais, geracionais e de contexto de vida. Além disso, no planejamento anual, são incluídas datas estratégicas para as vendas, como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal etc. A equipe também analisa constantemente dados para otimizar formatos e maximizar o engajamento.
Para Fabiane Aguiar, os processos bem estruturados e a imersão do time da Afferolab na Natura /Avon são a chave do sucesso para os programas de desenvolvimento coordenados pela Escola de Negócios.
A gestora destaca a proximidade e a paixão do time da Fábrica de Conteúdo da Afferolab pelos produtos da Natura e Avon como vetores de aceleração da produção de conteúdos de qualidade e direcionados ao objetivo.
“Não é um conteúdo de gaveta. A gente precisa de conteúdos muito customizados, conteúdos que exigem do parceiro um amplo conhecimento do aprendiz.”
Essa parceria também aparece no cuidado às demandas por expressões culturais regionalizadas das consultoras:
“A gente tem mercados no Nordeste que são diferentes do Sul, e facilitadores da Afferolab que têm características regionais. Então, o facilitador do Nordeste, que vai falar com as consultoras do Nordeste, já é conhecido delas, seguido por elas nas redes sociais.”
Essa preocupação, para Fabiane, tem um objetivo muito claro: mover a “agulha” do conhecimento e fazer a diferença real na vida das consultoras.
“Essa é a provocação que a gente tem. Não é o número pelo número, não é o quanto ela está vendendo depois de passar pelo treinamento, mas o quanto, de fato, a gente tem gerado de autonomia e impacto positivo na vida dela.”
Assista ao Webinar: T&D que Impacta: Case Natura
2,3x mais vendas!
Esse é o impacto do treinamento: consultoras capacitadas vendem 2,3 vezes mais do que aquelas que não passaram pelo processo de formação.
Para alcançar esse resultado, a Escola de Negócios, em parceria com a Fábrica de Conteúdo da Afferolab, desenvolveu mais de 170 conteúdos ao longo de 2024, treinando cerca de 400 mil consultoras.
Além disso, para medir a eficácia dos materiais, são acompanhados indicadores como a taxa de conclusão de trilhas, o índice de abandono e o nível de proficiência, permitindo avaliar a evolução do conhecimento de cada consultora ao final de um objeto de aprendizagem.
Juliana Sá, da Afferolab, destaca que a implementação de uma cultura de dados revelou que determinados conteúdos são mais eficazes para públicos específicos. Essa percepção permitiu ao time agir com agilidade, realizando ajustes rápidos para maximizar a eficiência e melhorar a experiência da aprendiz nos programas de desenvolvimento.
Os próximos passos da parceria com a Fábrica de Conteúdo da Afferolab envolvem a criação de jornadas de aprendizagem cada vez mais personalizadas, alinhadas ao indicador de cultura de aprendizagem.
Outro ponto importante para Fabiane Aguiar é explorar o uso da inteligência artificial como parte integrante desse processo, além de adotar estratégias para aumentar a presença do aprendizado nas redes sociais e fortalecer o social learning.
Com uma estratégia bem definida e uma abordagem focada em dados e nas necessidades reais, a Natura/Avon continua a transformar a aprendizagem em um diferencial competitivo e de impacto social. Este case exemplifica como a capacitação pode ir além do treinamento, tornando-se um motor de desenvolvimento econômico e humano.
Mais do que uma consultoria de treinamentos, atuamos como um ecossistema de aprendizagem, promovendo experiências de alto impacto, significativas, memoráveis e feitas para melhorar a vida de gente como a gente.
Fale com o nosso timePocket Learning | Linguagem não sexista
Confira o novo pocket learning da Afferolab e entenda um pouco mais sobre a importância de utilizarmos, cada vez mais, uma linguagem inclusiva e não sexista!
Pocket Learning | Segurança Psicológica
Para que haja inovação, aprendizado, autodesenvolvimento e inteligência coletiva dentro das organizações, é preciso promover ambientes corporativos psicologicamente seguros. Entenda mais sobre o conceito de Segurança Psicológica neste Pocket Learning.
Cliente da Afferolab desde 2017, a Natura & Avon aumentaram as vendas em 2,3 vezes capacitando suas consultoras com a Fábrica de Conteúdo da Afferolab.
Estilos de lideranças são diferentes abordagens para uma liderança eficaz e flexível. Conhecer cada estilo e saber o momento de usar cada um são essenciais
Aprendizagem contínua e treinamento são estratégias essenciais para o desenvolvimento de pessoas, cada uma com sua importância, abordagens e impactos distintos.
Fale com a gente!
Nosso Escritório:
Alameda Santos, 1827, 12º andar
Jardim Paulista, São Paulo – SP
CEP 01419-100