Competitividade global, novos modelos de negócio, inovações tecnológicas e altas metas de performance. Hoje, a pressão por resultados é cada vez maior para quem trabalha com vendas no varejo e a adaptar-se constante é uma necessidade para quem quer sobreviver no mercado.

Nesse contexto, manter equipes de venda de alta performance engajadas e alinhadas aos objetivos do negócio é um desafio e tanto. Os treinamentos tradicionais onde o participante fica horas sentado em uma sala de aula já não funcionam mais, até porque, nessa área, é comum os vendedores trabalharem de maneira dispersa e em horários distintos, o que dificultaria ainda mais a logística – e aumentaria os custos – de um treinamento convencional.

Diante disso, gestores e líderes de venda precisam buscar alternativas eficazes para superar as barreiras existentes e conseguir capacitar a força de vendas de maneira uniforme, garantindo assim o sucesso do negócio. E são nas novas tecnologias voltadas à aprendizagem – como o treinamento mobile – que muitas soluções poderão ser encontradas.

Segundo o estudo norte- americano “E-learning Revolution: Power of Video”, de 2013, em 2019 50% das aulas serão online e 77% das empresas terão programas educacionais via Mobile.

Ao permitir que os aprendizes possam ter controle sobre onde e quando ocorrerá o processo de aprendizagem, o treinamento Mobile fornece um ambiente cognitivo aprimorado, em que os vendedores, mesmo à distância, podem interagir com seus gestores, seus materiais instrucionais, seus ambientes de aprendizagem (físicos ou virtuais) e uns com os outros.

Além disso, dois fatores essenciais para garantir o sucesso do uso do mobile como ferramenta de treinamento são a escolha da abordagem teórica utilizada e do design instrucional adequado para o perfil do público-alvo. O design é primordial: deve ser simples e intuitivo, e toda complexidade desnecessária deve ser eliminada do projeto. E se a tecnologia permitir, outras formas de comunicação (como voz, e-mail ou SMS) podem ser adaptadas ao programa.

E como o treinamento mobile pode aumentar o sucesso de equipes de vendas no varejo?

Treinamento instantâneo de novos produtos
Para vender um produto, o vendedor deve saber tudo sobre ele: como funciona, seus benefícios, preço, disponibilidade e assim por diante, assim como ser informado o quanto antes sobre novas atualizações. Por meio do mobile é possível, por exemplo, desenvolver um curto seminário online de atualização ou um vídeo instrucional, otimizando o tempo, reduzindo custos e ajudando a melhorar o desempenho dos vendedores.

Acessibilidade
Dar à equipe de vendas a oportunidade de aprender novos conteúdos e atualizações a qualquer hora ou lugar – sem a necessidade de estarem sentados em uma sala de aula todas as vezes que precisarem adquirir algum conhecimento – pode ser uma excelente maneira de motivar, engajar e tornar o trabalho da equipe mais prazeroso, refletindo diretamente no desempenho das vendas.

Competição Saudável
O mundo das vendas já é competitivo por natureza. Utilizar elementos mais “leves” na hora de oferecer treinamentos – como jogos e atividades interativas disponíveis no treinamento mobile – pode ajudar a melhorar o ambiente e incentivar a competição de um jeito saudável, ao mesmo tempo em que trabalha outras habilidades importantes para a performance dos vendedores.