Formar equipes comerciais de alta performance é uma das maiores vantagens competitivas para quem trabalha no varejo. Considerando que normalmente as equipes de venda representam o “cartão de visitas” da empresa, já que são elas que terão contato direto com o consumidor final, fica claro perceber a importância de se obter uma equipe com profissionais engajados e alinhados aos objetivos da organização.

Entretanto, esse também é um dos maiores desafios das organizações que trabalham com equipes de venda dispersas geograficamente, uma vez que a distância pode dificultar o desenvolvimento de habilidades críticas para formar um perfil uniforme e consistente para todas as filiais da rede.

Diante disso, como superar a distância e proporcionar treinamentos eficazes que contribuam para o desenvolvimento contínuo dos profissionais de venda?

A adoção de uma estratégia digital de aprendizagem pode ser uma alternativa bastante interessante, uma vez que possibilita que o mesmo conteúdo seja compartilhado com todos profissionais, otimizando o tempo, reduzindo custos e auxiliando no desempenho da equipe de forma ágil e efetiva. Além disso, a possibilidade de acessar informações a qualquer hora e lugar, personalizar o conteúdo e utilizar diferentes recursos interativos, podem contribuir significativamente para a motivação da equipe.

Outro fator que deve ser considerado é que boa parte do aprendizado costuma ocorrer de maneira informal, ou seja, por meio de conversas entre as diferentes redes de relacionamento interpessoal. Uma vez que membros de equipes de venda dispersas dificilmente dispõe do tempo essencial para interagir informalmente com colegas e gerar empatia no ambiente de trabalho, é importante que, além de conteúdos específicos relacionados às vendas, o treinamento também utilize plataformas e redes  que estimulem a colaboração e criem um fluxo de informação multidirecional entre os profissionais.

Por fim, cabe salientar que participantes, suas equipes e gestores precisam estar envolvidos para que a aplicação dos conhecimentos adquiridos no treinamento aconteça. Por isso, desenvolver estratégias para acompanhar o desempenho, oferecer apoio e feedback contínuos e construir relacionamentos de confiança com cada um dos membros, é fundamental para superar a distância e obter equipes de venda de sucesso.