O termo “crise de liderança” é cada vez mais usado e demonstra uma uma percepção global e generalizada de que faltam indivíduos preparados para atenderem às demandas do mundo de hoje.

De fato, com o ritmo acelerado do mercado, a demanda por profissionais preparados para assumir a gestão em todos os níveis tomou proporções sem precedentes. Se por um lado a necessidade de gestores prontos no curto prazo é mais intensa, por outro esses talentos são cada vez mais escassos.

Todos esses desafios impõem novas formas de liderar, assim como uma revisão do processo de desenvolvimento de líderes. Apesar de todo investimento que é feito para a formação desses profissionais, as iniciativas parecem não ter o impacto desejado nos negócios. As ações devem ser repensadas para dar conta de um mundo VUCA – Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo e as empresas, por meio da aprendizagem, exercem papel fundamental nesse processo de transformação.

Nesse sentido, gestores de RH e diretoria devem se focar, principalmente, em ações continuadas, com vistas à potencialização do aprendizado além da sala de aula e à auto direção do aprendiz, uma vez que a abordagem continuada de aprendizagem facilita a aplicação dos conhecimentos e das competências adquiridos. E isso, por sua vez, é fundamental já que os programas de educação corporativa geram valor somente quando os novos conhecimentos são colocados em prática.

Além disso, estruturar programas mais atuais, ágeis e adequados ao contexto digital que os líderes de hoje atuam, pode significar também o desenvolvimento de um capital humano mais crítico, criativo e, principalmente, preparado para atender às demandas específicas da organização.

Para obter a agilidade exigida atualmente, as organizações devem ser capazes de perceber que hoje o papel do líder precisa ser maior do que apenas alcançar os resultados por meio da sua equipe, oferecendo emprego e cobrando metas. E aquelas que conseguirem repensar suas práticas de aprendizagem e adaptarem sua estratégia, funcionarão como verdadeiras “produtoras de líderes”, saindo na frente na busca pela competitividade.

Baixe o e-book agora!