Enquanto muitas organizações ainda procuram encontrar as melhores maneiras de desenvolver seus líderes, muitos estudos já evidenciam que os programas de desenvolvimento de liderança têm, sim, um impacto poderoso e duradouro sobre os maiores desafios que as organizações enfrentam – desde que sejam bem feitos.

Mas afinal, o que funciona – e o que não funciona – na hora de desenvolver lideranças sólidas?

O que não funciona:

  1. Esperar grandes resultados sem ter uma estratégia de liderança alinhada à estratégia de negócio: Investir em mudanças em larga escala, que se refletem em uma mudança de cultura de liderança de toda uma organização, requer uma estratégia sólida e bem-definida, alinhada aos objetivos do negócio.
  2. Investir em um único workshop ou formato de aprendizagem: ideias novas são sempre bem-vindas para inspirar e motivar os participantes a desenvolverem novas habilidades. Entretanto, para que o desenvolvimento de líderes tenha impacto, é preciso ir além das ações pontuais.
  3. Desenvolver iniciativas de desenvolvimento de liderança sem o suporte da alta gestão: É essencial ter o pleno envolvimento dos níveis superiores de gestão da organização, que, além de fornecer recursos, devem ser os principais interessados em construir uma cultura sólida de liderança. Se os colaboradores não sentem que seus superiores estão engajados, há grande chance de também não se comprometerem com as iniciativas.

O que funciona:

  1. Fazer do desenvolvimento de liderança um processo de aprendizagem – não apenas um evento: Aprendizagem é um processo e o desenvolvimento de liderança funciona melhor quando é visto como mais do que apenas um programa. Ele pode, sim, incluir uma formação formal ou baseado em sala de aula – mas isso é apenas uma peça do quebra-cabeça de aprendizagem.
  2. Buscar referências globais em experiências efetivas de aprendizagem: Histórias pessoais e experiência de liderança podem ser guias interessantes e úteis para líderes individuais. Mas para entender como se dá o desenvolvimento de liderança a nível individual, de equipe e organizacional é preciso ir atrás de dados e pesquisas de alta qualidade que ajudarão os líderes a entender quais são seus desafios e servir como base para a construção de soluções eficazes.

Baixe Agora o Report Desafios no Desenvolvimento da Liderança

Fonte