Embora o modelo 70-20-10 – no qual 70% da aprendizagem seja baseada em experiências práticas – seja bastante difundido nas organizações, muitos líderes e gestores de RH ainda não sabem como maximizar as oportunidades de trabalho que auxiliam a preparar e desenvolver líderes, adotando uma estratégia mais efetiva em relação a esses 70% de aprendizado on the job.

Algumas recomendações podem auxiliar gestores e líderes a colocar o desenvolvimento orientado pela experiência no centro da gestão de talentos:

Entenda os benefícios do aprendizado orientado pela experiência

Você sabia que a experiência é a principal maneira pela qual as pessoas aprendem? Ou que oferecer experiências de aprendizagem valiosas é fundamental para atrair e reter talentos, especialmente os mais jovens? Tarefas desafiadoras são o cerne do desenvolvimento orientado pela experiência e colocam o participante em situações onde é preciso enfrentar novas responsabilidades, lidar com mudanças e trabalhar com grupos diversos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades essenciais de liderança.

Incorpore o aprendizado na prática em seus esforços de gestão de talentos

O gerenciamento de talentos orientado para a experiência envolve três fatores:

1. Uma estratégia que oriente como a organização atrairá, desenvolverá e reterá o talento necessário para alcançar sua estratégia de negócios. A estratégia de talentos começa com uma compreensão clara da estratégia de negócios e fornece orientação para os investimentos críticos que a organização fará ou não na gestão de pessoas.

2.
Processos: programas e estruturas formais que serão utilizados para atrair, desenvolver e reter talentos;

3. Papéis: pessoas na organização que influenciam, de alguma forma, o desenvolvimento de talentos de forma direta ou indireta. Embora este tenha sido historicamente um papel de RH, o gerenciamento de talentos está rapidamente se tornando também uma prioridade entre líderes e gerentes seniores que sabem a importância de ter o pool certo de pessoas envolvidas no trabalho hoje e futuramente.

Leia mais em: https://www.ccl.org/articles/leading-effectively-articles/develop-strong-leaders-with-on-the-job-learning/