De acordo com o estudo da PwC sobre Inovação Global, as empresas norte-americanas gastam 145 bilhões  de dólares em pesquisa e desenvolvimento a cada ano. Em uma economia do conhecimento, a inovação é fundamental para impulsionar o crescimento, novos produtos e novos métodos para entregar valor aos clientes. E, apesar de sua importância, a inovação é uma qualidade difícil de cultivar tanto em líderes como em organizações. 

Uma pesquisa feita com cerca de cinco mil líderes em diferentes áreas, identificou quais as competências que os líderes inovadores compartilham e quais os comportamentos relacionados a cada uma delas. Considerando que a inovação é um dos doze pilares da competitividade, conhecer – e buscar maneiras de desenvolver – essas competências é essencial para formar lideranças sólidas e aptas a enfrentar os desafios do negócio.

E quais são as cinco habilidades que os líderes inovadores têm em comum?

1. Capacidade de gerenciar riscos

Líderes inovadores são ousados ​​quando se trata de experimentar novas abordagens. Entretanto, quando os riscos se apresentam, eles desenvolvem planos para minimizá-los e identificar onde é necessário agir para evitar consequencias negativas.

2. Curiosidade 

Esses líderes exibem uma curiosidade constante e desejo de saber mais. Eles costumam ter a iniciativa para aprender novas informações, o que, além de demonstrar compromisso e alinhamento aos objetivos da empresa, é um fator fundamental para uma liderança eficaz.

3. Coragem

Líderes com pensamento inovador também são proativos e lideram com confiança e autoridade. Eles transformam circunstâncias difíceis em oportunidades privilegiadas para demonstrar suas capacidades decisivas e assumir a responsabilidade pela tomada de decisões difíceis.

4. Senso de oportunidade 

Esses líderes antecipam possíveis obstáculos e são capazes de trabalhar de forma independente por longos períodos de tempo com suporte mínimo. Eles também são capazes de mudar de direção rapidamente para aproveitar as novas oportunidades quando elas surgem.

5. Manter uma perspectiva estratégica do negócio

Por fim, líderes inovadores demonstram uma compreensão aguda das tendências da indústria e suas implicações para a organização. Compreendem completamente o negócio, o mercado e a base de clientes e sabem identificar oportunidades estratégicas ou ameaças para o negócio. Eles participam ativamente na comunidade, indústria e organizações de liderança para entender o ambiente externo e desenvolver estratégias para direcionar seus negócios.

Baixar Report Habilidades de Impacto

Leia mais em: https://hbr.org/2016/12/the-5-skills-that-innovative-leaders-have-in-common