Um novo ano se aproxima e este é o momento em que muitas organizações planejam o que acontecerá e como utilizar seus budgets com base nos erros e acertos de 2017. Para os profissionais de Recursos Humanos e Treinamento & Desenvolvimento é a hora de mostrar à empresa os benefícios de um programa de desenvolvimento sólido e bem estruturado – e frequentemente se deparam com dificuldades, pois muitos executivos ainda relutam em enxergar as vantagens de investir em T&D.

Porém, há mais de um século, Henry Ford já alertava sobre a importância de se investir no desenvolvimento da força de trabalho: “A única coisa pior do que treinar seus colaboradores e eles deixarem a sua empresa é não os treinar e eles permanecerem na companhia”. Ações de Educação Corporativa são o investimento mais precioso que uma empresa pode fazer por suas equipes: elas constroem confiança, mitigam conflitos, incentivam a comunicação e aumentam a colaboração. Isso significa ter times mais engajados, o que é com tanto para a cultura quanto para as bases do negócio, e essencial para enfrentar os novos desafios que certamente acompanharão o próximo ano.

Confira abaixo 5 motivos para investir em Treinamento & Desenvolvimento em 2018:

1. Melhor desempenho dos colaboradores

Este motivo é bastante óbvio, mas importante de ser sempre relembrado: qualquer profissional que receber treinamento e educação para aprimorar suas habilidades será capaz de melhorar sua performance no trabalho. E isso se aplica a todos os departamentos, áreas e níveis de uma organização.

Com programas de Treinamento & Desenvolvimento regulares, a confiança da sua força de trabalho também terá ganhos, pois os colaboradores estarão em um processo de adquirir uma maior compreensão sobre seu próprio trabalho e responsabilidades, o mercado em que atuam e o propósito da organização.

2. Compreensão mais ampla do negócio

Se a sua empresa é formada por diversos departamentos diferentes, certifique-se de criar um ambiente colaborativo que encoraje os membros de cada equipe a aprender com seus colegas. Se uma equipe estiver oferecendo um treinamento, não tenha medo de abrir essa oportunidade para outros times. Você pode se surpreender com as pessoas que terão interesse em participar e aprender um pouco mais sobre uma área do negócio em que não estão diretamente envolvidas. Se os seus colaboradores puderem ter uma visão mais ampla da empresa, naturalmente passarão a se sentir mais responsáveis e focados em alcançar os objetivos gerais da organização.

3. Menores índices de turnover

Ter rotatividade de pessoas dentro da organização é normal. É até saudável ter novos profissionais que tragam ideias frescas e outros pontos de vista para o negócio. Mas um alto índice de turnover pode significar interrupções constantes no trabalho e desperdício de dinheiro. Investir em treinamento é uma forma muito mais eficaz de utilizar essa verba e de combater a crescente corrida pelos melhores talentos: ao adquirir novos conhecimentos que auxiliarão em seu desenvolvimento profissional, os colaboradores certamente se sentirão mais valorizados e propensos a permanecer fiéis à organização.

E caso a sua companhia tenha a crença de que contratar um profissional experiente já treinado por outra empresa é mais econômico do que treiná-lo por conta própria, fique alerta: ele nunca será leal à sua companhia.

4. Maiores índices de engajamento

Este é um assunto que não deve ser subestimado, assim como o impacto da falta de treinamento e desenvolvimento no engajamento e ambição das pessoas. A maioria de seus colaboradores certamente apreciará oportunidades de aprendizagem – eles querem trabalhar em um lugar onde sintam frescor e renovação, ao invés de estagnação e falta de inspiração. Se eles estiverem fazendo a mesma coisa dia após dia, sem perspectivas no horizonte, os níveis de motivação cairão drasticamente.

5. Desenvolve o negócio

Ações de treinamento frequentes asseguram que suas equipes sempre estarão um passo à frente, fator essencial para vencer a concorrência em um mercado competitivo. Incentive diferentes departamentos a manter registros frequentes de seus progressos e caso alguma área ou colaborador encontre ou descubra algo interessante dentro de seu nicho de mercado, peça que apresente essas novidades e avanços aos demais interessados.

Além disso, programas de T&D podem tornar a empresa mais flexível e adaptável: com funcionários bem treinados é possível responder mais rapidamente às mudanças do mercado, o que garante o sucesso a longo prazo.

Desta forma, sua empresa sempre estará na liderança dessa corrida que é oferecer o melhor serviço aos clientes.

Referências:

GOUGH, O. Six reasons why you should invest in training. Small Business, Reino Unido, mai. 2017. Disponível em <http://smallbusiness.co.uk/six-reasons-invest-training-2538594/>. Acesso em: 26 out. 2017.

HETSEVICH, I. Why It Is Critical to Invest in Employee Training and Development. Recruiter, Bristol (EUA), fev. 2017. Disponível em <https://www.recruiter.com/i/why-its-critical-to-invest-in-employee-training-and-development/>. Acesso em: 26 out. 2017.

SCUDAMORE, B. Why Team Building Is The Most Important Investment You’ll Make. Forbes, mar. 2016. Disponível em <https://www.forbes.com/sites/brianscudamore/2016/03/09/why-team-building-is-the-most-important-investment-youll-make/#5e3aa0a4617f>. Acesso em: 26 out. 2017.