Quem trabalha com vendas no varejo sabe que a pressão por resultados é constante. E se por muito tempo a premissa da área foi “vender mais, mais barato”, com o avanço sem precedentes da tecnologia e as novas formas de organização social e econômica, a equação se tornou mais complexa e a relação entre empresas e consumidores está mudando significativamente.

O consumidor de hoje é multicanal, compra em diversos canais e pode cruzar compras em ambientes físicos e virtuais. Com inúmeras possibilidades para a jornada de compra, ampliadas continuamente pelo surgimento de novas ferramentas tecnológicas, o consumidor também está se tornando mais exigente e consciente em relação àquilo que consome. Hoje, mais do que um produto ou serviço, ele quer vivenciar experiências únicas, relevantes e personalizadas .

Diante disso, quais são as características que toda equipe de vendas deve ter para adaptar-se a esse novo cenário e garantir o sucesso nas vendas?

1. Primeiro, o vendedor de hoje tem que gostar de estudar e se atualizar continuamente. E não se trata apenas de aprender sobre o produto, mas desenvolver habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal para conseguir proporcionar a melhor experiência possível para o consumidor.

2. Ao mesmo tempo, se hoje o cliente busca agilidade, comodidade e eficiência, é preciso estar preparado para fazer as perguntas certas, identificar o “problema” e apresentar as melhores soluções que levem não somente à efetivação da compra mas, principalmente, à geração de valores positivos em relação à experiência. E, para isso, o vendedor precisa pensar estrategicamente e estar preparado para adaptar-se a novos desafios.

3. Por fim, a capacidade de ter empatia é uma das competência diferenciadoras dos vendedores hoje. Afinal, com tanta tecnologia, conseguir humanizar o atendimento é um dos caminhos mais eficazes para gerar um ambiente de confiança e honestidade, algo cada vez mais valorizado pelos consumidores em relação a produtos, serviços e empresas.

Se, por um lado, a pressão tem sido cada vez maior para quem trabalha com vendas no varejo, por outro, a possibilidade de adotar múltiplas ferramentas tecnológicas e investir no desenvolvimento contínuo das equipes, pode ser o caminho mais efetivo para oferecer um atendimento cada vez mais personalizado, ágil e eficiente para cada cliente e alavancar os resultados das vendas.

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